Marcílio Goulart se reúne em Salvador com comandante geral da PM e garante novos mecanismos de segurança pra cidade

O vereador Marcílio Carlos Goulart (PT) se renuiu em Salvador nesta última sexta-feira (09/03) com o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão e na pauta, esteve uma extensa demanda na área da segurança pública, especialmente no setor do policiamento ostensivo em favor de uma melhor segurança preventiva para à cidade de Teixeira de Freitas.
O vereador Marcílio Goulart esteve na audiência com o comandante geral Anselmo Brandão, também na companhia do deputado federal Jorge José Santos Pereira Solla (PT). Na audiência o vereador Marcílio Goulart discutiu alguns assuntos pertinentes do município em relação aos índices de violência registrados e protocolou um documento com uma lista de proposições requerendo ampliação dos serviços e novos recursos para a polícia ostensiva em Teixeira de Freitas.
Na solicitação do vereador Marcílio Goulart ao comando geral da PM, foram requeridas, as seguintes demandas: Aumento do efetivo policial na 87ª CIAPM; Concurso público por área para a patente de soldado, no sentido que o 13º BEIC realize concurso especifico para a região, na intenção que Teixeira permaneça com seus policiais após formados; Requereu dentro da nova política de segurança do estado, uma unidade móvel da Polícia Militar para ocupar bairros estratégicos da cidade; Pediu a implantação de um pelotão da RONDESP para Teixeira de Freitas.
Requereu ainda a aquisição de novas viaturas para as rondas periódicas da estrutura policial da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar; Solicitou maiores condições logísticas para uma maior atuação da CAEMA em Teixeira de Freitas, especialmente no período noturno; E requereu a instalação de um núcleo especial da Ronda Maria da Penha na cidade, munido de policiais treinados e mecanismos eficientes sob uma instrumentalização especifica para atender ocorrências desta natureza e principalmente para promover a prevenção da violência contra a comunidade feminina.
Por sua vez o comandante geral Anselmo Brandão assegurou ao vereador Marcílio Goulart que já vai trabalhar nesta atual turma em formação no 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, para que no mínimo 30 policiais permaneçam exclusivamente para à cidade de Teixeira de Freitas. Que ainda neste primeiro semestre de 2018, enviará a Teixeira uma unidade móvel da PM que funciona como uma companhia itinerante, para poder ocupar os bairros mais problemáticos da cidade. Assegurou também que até o final de junho, Teixeira de Freitas ganhará um pelotão da RONDESP (Rondas Especiais) para ampliar o policiamento especial.
O comandante geral ainda assegurou ao vereador Marcílio Goulart em nome do governador Rui Costa (PT), que no máximo 60 dias também encaminhará a sede da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar, mas duas viaturas e duas motocicletas 0-Km, objetivando fortalecer o policiamento motorizado. O coronel Anselmo Brandão ainda garantiu manter um reforço permanente em Teixeira de Freitas da CAEMA – Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica. Definiu com o vereador Marcílio Goulart que já no próximo mês de abril, a major Denice Santiago (comandante da Ronda Maria da Penha na Região Metropolitana de Salvador), finalmente chegará a Teixeira de Freitas para capacitar um grupo de policiais militares, objetivando criar um núcleo avançado no município em proteção às mulheres.
O vereador Marcílio Goulart comemorou os resultados da audiência com o comandante geral da PM, dizendo que a dinâmica do encontro foi justamente para obter a sinalização dos encaminhamentos pretendidos, a fim de garantir propostas e respostas positivas para buscar a melhoria da segurança pública e consequentemente a redução da violência no município de Teixeira de Freitas. Segundo Marcílio Goulart, a audiência foi de grande aproveito, porque conseguiu levar ao comandante as demandas mais prioritárias e necessárias neste primeiro momento para à cidade -, oportunidade que lhe fez oficialmente o convite para se fazer presente na audiência pública sobre segurança pública que pretende realizar ainda neste primeiro semestre em Teixeira de Freitas.
Marcílio Goulart ainda informou que conversou formalmente com o coronel Anselmo Brandão e com o deputado federal Jorge Solla e em breve pretende sentar numa outra audiência com o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado federal Maurício Barbosa e com o governador Rui Costa, objetivando buscar investimentos financeiros para a implantação do monitoramento de toda área urbana de Teixeira de Freitas, e também para procurar conquistar a implantação da 2ª Companhia Independente da PM na cidade e, sobretudo, batalhar pela criação no Estado de um novo Comando de Policiamento Regional (CPR), para que a sede seja em Teixeira de Freitas. (Por Athylla Borborema).