Joris de Gel apresenta Projetos de Lei, Indicação e Requerimentos para o município

09 de agosto de 2021 às 10:07

Nesta quarta-feira, 04 de agosto, durante a Sessão Ordinária, o vereador Joris de Gel iniciou o seu discurso falando sobre as moções de pesar apresentadas por ele,  “eu trago a esta Casa hoje, duas moções de pesar pelo falecimento da professora Rivânia Joaquina dos Santos, da Creche Municipal do Castelinho, infelizmente foi uma vítima do câncer e faleceu deixando muita saudade, peço aos pares que outorgue essa moção de pesar em memória a essa funcionária pública. Também à senhora Joventina Fernandes Barbosa, dona Jovem lá de Santo Antônio, mulher esta que ajudou a construir aquela comunidade, foi funcionária pública também tem grandes serviços prestados naquele povoado, também foi uma vítima do câncer, então, peço aos pares que por favor, nos auxilie na outorga a essas moções”, pedi Joris de Gel.

Joris apresentou a Indicação nº 575/2021 pedindo que seja feita a drenagem de águas pluviais de todo o estacionamento do Terminal Urbano Central, uma vez que com frequência há alagamentos, bem como realizar reparos físicos e pinturas “trago a indicação a esta Casa hoje para que seja feita uma drenagem de águas pluviais em todo o estacionamento do Terminal Urbano de Teixeira de Freitas, uma vez que, toda vez que chove, há um alagamento ali e prejudica os motoristas quando vão estacionar os carros e também os pedestres que atravessam de um lado para o outro para ter acesso ao Terminal Urbano Central. Essa indicação, eu peço ao prefeito de Teixeira de Freitas e ao secretário de obras, o senhor Gessé”, explicou o vereador.

O vereador apresentou também o Projeto de Lei do Legislativo nº 59/2021, que “institui homenagem aos servidores públicos municipais aposentados, em reconhecimento aos serviços prestados à Administração Municipal durante o tempo de exercícios das suas funções”, e explicou “trago a esta Casa hoje também, um Projeto de Lei muito interessante que institui uma homenagem àqueles servidores públicos que aposentaram e que contribuíram para o desenvolvimento da cidade de Teixeira de Freitas e fizeram grande participação a frente dos seus trabalhos junto às respectivas secretarias. Essa homenagem, caros colegas, deve ser dada dentro da Câmara de Vereadores em uma Sessão Solene para esses colaboradores que fizeram história no nosso município. É um PL e peço aos pares que aprovem ele, será muito importante para o município”.

Joris apresentou ainda o PL pedindo a divulgação de medicamentos disponíveis e que faltam na saúde municipal,  “outro Projeto de Lei que trago a esta Casa relacionado à saúde, é a listagem de medicamentos disponíveis e em falta na rede pública de saúde do município de Teixeira de Freitas. O que é esse Projeto? É informar aos pacientes e aos familiares, a falta de medicamentos que tem na rede pública. Nós vimos aí durante a pandemia que nós enquanto vereadores somos procurados por falta de medicação relacionada à sedativo, à covid, à dipirona e tantos outros. Esse PL, é muito interessante” e explicou como funcionará o Projeto de Lei, “ele vai ficar em um sistema online, gravado, informando a população, que vai ter fácil acesso, e também essa listagem detalhada deve ser divulgada no site oficial da prefeitura e também em todas as Unidades Básicas de Saúde de Teixeira de Freitas”, afirmando ainda que “é um projeto muito importante, peço aos pares também que nos ajude”.

Joris de Gel falou ainda sobre os três requerimentos apresentados na Sessão pedindo informações à prefeitura municipal. E falou sobre os agentes de endemias sugerindo que, “eu acho que para o prefeito atender esses agentes de endemias, vamos parar a pauta da Sessão da Câmara, proposta que eu faço ao presidente desta Casa, vamos parar a pauta da presidência da Casa e parar os Projetos que estão em tramitação do executivo até ele atender os agentes de endemias, quando ele atender os agentes de endemias, a gente volta a nossa caminhada e continua o trabalho de vereador neste município”, finalizou.