Jonathan Molar apresenta Projeto visando garantir a saúde física e mental das mulheres teixeirenses

Na sessão ordinária de quinta-feira do último dia 21 de setembro, o vereador Jonathan de Oliveira Molar (SD), apresentou um Projeto de Lei do Legislativo nº 0033 de 18 de setembro de 2017, que cria o programa de qualidade de vida da mulher durante o climatério. O período etário aceito em que a mulher poderá experimentar os sintomas associados ao climatério é a partir dos 40 anos.
Visando garantir a saúde física e mental das mulheres durante a transição entre as fases reprodutiva e não-reprodutiva, o projeto do vereador Jonathan Molar propõe a realização de exames obrigatórios e especiais, orientação para alimentação adequada, prática de atividade física regular, hormonioterapia e atendimento psicológico integral às mulheres.
O vereador Molar explica que o climatério é o período em que os hormônios produzidos pelos ovários (estrogênio e progesterona) vão progressivamente deixando de ser fabricados e a saúde da mulher fica fragilizada. “Este projeto representa um grande avanço na preservação da saúde da mulher e no bem estar da família”, afirma Jonathan Molar.
A população feminina brasileira totaliza mais de 108 milhões de mulheres. São as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), seja para o seu próprio atendimento ou acompanhando seus familiares, representando 50,77% da população brasileira. Por isso, a vivência do climatério pelas mulheres está cada vez mais presente, e demanda estratégias que melhorem a qualidade de vida nesse período.
Para o vereador Jonathan Molar a atenção integral à saúde da mulher pressupõe assistência em todas as fases de sua vida. O climatério, por compreender um período relativamente longo da vida da mulher, deve merecer atenção crescente da sociedade, pois a expectativa de vida após a menopausa é atualmente equivalente ao período de vida reprodutiva. Assim, considera-se o climatério como uma fase da vida biológica da mulher que representa a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo e não um processo patológico. (Por Athylla Borborema).