IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, etapa Territorial

Aconteceu no último dia 27 de Agosto no Plenário da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, etapa Territorial. Com o tema “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade com radicalidade dos direitos humanos”.
Segundo a Ana Luiza Serra, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, oito municípios participaram da IV Conferência. No dia 13 de Agosto, foi realizada uma Pré-conferência que serviu como momento de reflexão e discussão do tema central e dos eixos explanados nesta quinta-feira.
O evento faz parte das 27 etapas territoriais que acontecem até 30 de setembro em todo o Estado, com intuito de garantir a participação de representantes de todos os territórios da Bahia. A Conferência Estadual/Território é um espaço de avaliação e construção participativa de política de inclusão social das pessoas com deficiência, ela se tornou, ao lado do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COEDE), um canal permanente de diálogo entre o governo do Estado e sociedade.
Evangel Vale, membro do COEDE, participou das três conferências anteriores entre 2005 e 2012, uma delas como membro do Conselho Nacional. Ele explica que as conferências são ferramentas de participação e controle social, “são importantes não só na proporção da política pública, mas na situação de efetivação destas a nível de Estado”, destacou.
A etapa territorial elegeu oito delegados que representarão a região na IV Conferência Estadual entre os dias 2 e 4 de dezembro em Salvador, e também elegeu um delegado para representar a Bahia na IV Conferência Nacional prevista para o primeiro semestre de 2016, em Brasília.
O vereador Edinaldo Rezende, que fez parte da Comissão Organizadora da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, etapa Territorial, destaca que o Evento obteve um resultado positivo, no que diz respeito às discussões levantadas e encaminhamentos propostos. E na oportunidade faz um agradecimento especial ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência -COMPED, ao Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COED, à Secretária Municipal de assistência social, à Secretária Municipal de Educação, à Secretária Municipal de Saúde e aos municípios que participaram e apoiaram a realização deste evento.