Festa junina do vereador Bernardo Cabral alegrou e encantou o público no 29º aniversário do Ulisses Guimarães

09 de julho de 2019 às 17:42

O vereador José Bernardo Gomes Cabral (PSD) realizou no último final de semana 05,06 e 07 de julho, mais um arraiá junino na comunidade do bairro Ulisses Guimarães, na zona oeste da cidade, com a participação de várias atrações musicais, brincadeiras e concursos de quadrilhas, além de uma estrutura repleta de barracas de comidas e bebidas típicas, também em celebração ao 29º aniversário do bairro Ulisses Guimarães.

O evento valorizou os artistas da terra, tanto que cantores conhecidos e bandas musicais populares do público cantaram e encantaram os forrozeiros durante os dias da festa. Um arraiá municipá foi implantado cheio de cores com barracas de comidas e bebidas típicas, além de muitas outras atrações para as crianças e adultos do bairro e para os visitantes.

Na sexta-feira a programação da festa ficou por conta do cantor Idálicio Costa e Banda e do cantor Xelão. No sábado as atrações musicais principais foram: a Banda Balada Vip e o cantor Junior Moreno. No Domingo as atrações do último dia da festa foram: a cantora Katimilla e o cantor Dieguinho Boy.

Para o vereador Bernardo Cabral a festa junina do bairro Ulisses Guimarães teve uma grande expressão em razão da proporção da festa que registrou dias de muitas alegrias e paz. O período junino é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. A festa junina é um evento típico da região nordeste, onde os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas, que servem para manter a agricultura.

Conforme o vereador Bernardo Cabral, além de alegrar o povo da cidade e da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios, ambulantes e profissionais artísticos aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum se encontrar turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

No bairro Ulisses Guimarães não foi diferente, a expressão dessa alegria junina, contagiou ao público durante as festividades, além da alimentação, uma das opções que mais agrada o público, as guloseimas feitas de produtos frescos da terra, como: Pamonha, mingau de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca e bolo de milho. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e o tão procurado amendoim cozido sobre a mesa.

As tradições fazem parte das comemorações das festas juninas. No Ulisses Guimarães a festa ainda foi marcada pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões coloridos também compuseram o cenário, embelezando ainda mais o barracão. Segundo o vereador Bernardo Cabral, no próximo ano, o arraiá do Ulisses Guimarães em celebração ao 30º aniversário do bairro, ganhará ainda mais cores e atrações boas para à população brincar até o sol raiar. (Por Athylla Borborema).