Erlita Freitas discute educação superior enquanto “fator transformador regional” com universidades durante Audiência Pública

28 de novembro de 2018 às 19:01

Nesta última segunda-feira (26/11), no Auditório Francistônio Alves Pinto do Poder Legislativo Municipal, a vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT) propiciou um amplo debate sobre o Desenvolvimento Regional e a Educação Pública numa Audiência, com o tema “Educação, Desenvolvimento Regional e seus Desafios” com a presença de várias instituições de ensino e convidados especiais da docência do ensino superior, com transmissão ao vivo pela Rádio Câmara 90,9 FM.

Na composição da mesa o evento contou com a proponente Erlita Freitas, os professores Dirceu Beniçá e Gilson Monteiro da UFSB, representando o corpo estudantil da UFSB João Eduardo, os docentes representados pelo professor Rodrigo Oliveira; professora Yolanda de Castro, vice-diretora da UNEB; professor Jairo Avelar, diretor do CEPROG; representantes do Núcleo Territorial Estudantil e o professor Welton Rodrigues Santos, diretor acadêmico do Instituto Federal.

Além das presenças dos vereadores Sargento Berg (PSDB) e Marcilio Goulart (PT). Assim como demais representantes da UNEB, UFSB, ESC, IF Baiano, APLB, NTE (Antigo DIREC), MST, UNOPAR, Faculdade Pitágoras, Igreja Batista Central, Coletivo das Artes MOTIRÔ, SAC Teixeira de Freitas, Câmara Municipal, SINDBancários, SINTREXBEM e CSU.

Durante a audiência aberta ao público o debate discorreu em torno das necessidades de afirmação das instituições públicas superiores de ensino de Teixeira de Freitas, de modo a se complementarem e não se sobreporem em suas ofertas de curso e, sobretudo, da necessidade de se unirem enquanto resistência, como mecanismo de sobrevivência as ameaças decorrentes ao acesso, continuidade e qualidade do ensino superior no território.

O encontro discorreu no sentido de nortear a base prática dos gestores e professores em sala de aula e fora dela para a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sua região. Segundo  a vereadora Erlita Freitas, este encontro objetivou  agregar forças e produzir resultados analisados à luz do referencial teórico e mostrar que a educação tem uma proposta cidadã que fomenta o desenvolvimento regional nas dimensões educacional, social, econômica e cultural; justificando-se por permitir a troca de experiências entre pesquisadores, professores, gestores municipais de educação quanto a implementação dos Planos Municipais de Educação; neste caso das relações entre educação e desenvolvimento regional.

“A Educação Pública é um fator decisivo no desenvolvimento de qualquer cidade, de qualquer região. Debater desenvolvimento regional sem abordar esse setor é inadequado. E falar de educação e desenvolvimento juntos, é pensar o futuro de forma sustentável, mirando o bem-estar da população no presente e no futuro”, disse a parlamentar Erlita Freitas. (Por Alexandra Silva).