Conscientização sobre o Autismo e impedimento para venda de áreas públicas são destaques no discurso de Lucas Bocão

03 de abril de 2024 às 17:40

Na noite dessa terça-feira (2), o vereador Ubiratan Lucas Rocha Matos, o “Bocão”, realizou um pronunciamento em que destacou a passagem do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e assuntos ligados ao governo municipal.

Iniciando seu momento de discurso, Bocão destacou que não utiliza a tribuna da Câmara para falar mal de colegas vereadores, mas, sim, para denunciar aquilo que é relevante para a sociedade.

Nesse sentido, o parlamentar aproveitou a celebração do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, que ocorre neste dia 2 de abril, para comentar o que ele julga ser a realidade da comunidade autista em Teixeira de Freitas. Lucas relatou que, infelizmente, vários projetos que ele apresentou sobre a causa, na Câmara, não foram aprovados pelos vereadores. “Aqui não existem políticas públicas para os autistas”, disse.

O vereador ainda contou a situação de uma mãe, que buscou atendimento para o filho autista em uma unidade hospitalar municipal, e foi humilhada no local. Bocão ressaltou que, sendo o prefeito um médico, isso jamais deveria acontecer em um órgão público desta cidade. Além disso, para ele, a Câmara de Vereadores não pode se calar diante de tais absurdos.

Outro ponto abordado por Lucas foi o projeto de lei do Executivo, aprovado na Câmara, que permite a venda de áreas públicas do município. Na tribuna, o vereador relatou ter entrado com ação na Justiça contra a questão, e que, já em segunda instância, conquistou para Teixeira de Freitas o direito de não vender os terrenos referidos no projeto.

Concluindo sua intervenção, o edil criticou, mais uma vez, a contratação de empresas da capital baiana para atuarem na administração municipal. Segundo ele, a economia de Teixeira de Freitas é diretamente afetada pelo recurso direcionado para Salvador, através desses contratos firmados.

Assista ao vídeo desta matéria: