Conferência Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas conta com a presença dos usuários do sistema público, de profissionais de saúde e de vários representantes políticos.
Após seis Pré-Conferências, realizadas em datas anteriores, ocorreu no auditório da FASB, a 5° Conferência Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, a qual possui, como principal objetivo, propor alterações nas políticas públicas de saúde do SUS.
Na Conferência, foram discutidas propostas sugeridas e aprovadas nas Pré-Conferências, sobre temas como direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade. Lá também foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde.
Dentre os delegados eleitos, a aluna do Bacharelado Interdisciplinar de Saúde, na Universidade Federal do Sul da Bahia, Luiza Rocha disse em entrevista que “as Conferências Nacionais de Saúde são de extrema necessidade uma vez que norteiam as ações do SUS, que por sua vez vem tentado prestar assistência de qualidade à sociedade. Não resta, por tanto, dúvida de que a administração pública, seja em âmbito municipal, estadual ou federal, deve agir de acordo com a necessidade e os anseios da grande parcela da população que faz uso do Sistema.A representação dos desejos do povo teixerense na conferência estadual garante que ações que visem melhorias no trabalho de prevenção e assistencialismo do Sistema Único de Saúde, sejam propostas e votadas de maneira mais efetiva, ficando melhor pareadas com a realidade do saúde pública do município”.