Coletivo das Artes Motirô promove lançamento e homenageia o radialista da Rádio Câmara FM Ramiro Guedes

24 de maio de 2018 às 19:57
Imprimir

Foi lançado oficialmente no Auditório Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o movimento cultural Coletivo das Artes Motirô, movimento gestado por artistas de vários segmentos culturais da cidade, que na oportunidade homenageou o jornalista, radialista e imortal Ramiro Guedes. O Coletivo surgiu da ideia de vários artistas, que se sentiram necessitados de possuírem uma associação que pudesse, além de um espaço de reunião, ter uma representatividade maior dentro do movimento estético da cidade. O movimento já conta com artistas da área de artesanato, música, dança, teatro, poesia, cinema, escultura, fotografia e aguarda que outros segmentos artísticos participem.

O lançamento do Coletivo das Artes se deu com atividades durante todo o último dia 21 de maio. Logo cedo, às 09h, houve, no saguão da Câmara Municipal, a exposição de quadros do artista plástico Gilberto Bahia. Às 19h, no Plenário Francistônio Alves Pinto, houve a formal apresentação ao público do que é e o que pretende o Coletivo das Artes. Para isso, foi montada uma apresentação de artistas locais, todos pertencentes ao Coletivo.

A apresentação teve engenho e arte, desde a participação da cerimonialista Carol Bento, passando pelas apresentações dos hinos do Brasil e da cidade, versões cantadas pelas artistas Mirla Kleile e Tammy Persan. Cantaram ainda o jovem Vitor Silva, Cássio Leite e Marcos Senna. Outro momento de grande emoção, introduzido pelo diretor do Grupo Teatral Temat, Erlan e pelo professor Elizeu Matias, foi a apresentação do ator Gedeon Soares, que declamou o texto “O Menestrel”, atribuído a Willian Shakespeare.

A representante dos artesãos, Wanda Muniz emocionou a platéia presente, declamando versão criada sobre a música Saudosa Maloca, de Adoniram Barbosa, onde Wanda falou sobre a retirada dos quiosques de artesanato da Praça do Shopping. O jornalista e radialista Ramiro Guedes falou sobre a revitalização do Cineclube Sal na Pipoca, com a reestreia prevista para o dia 1º de junho, do Cineclube, apresentando o filme “A Onda”.

Por ocasião, que houve uma surpresa ao um dos mais importantes profissionais da comunicação e da literatura regional, o jornalista, radialista e imortal titular da Cadeira nº 07 da ATL – Academia Teixeirense de Letras, com o lançamento dos pontos de leitura, cuja biblioteca itinerante ganhou o seu nome e a sua caricatura no painel do projeto, além da plotagem de um belíssimo poema declamado pela poetisa Cynara Novaes. Ramiro Guedes é mineiro de Teófilo-Otoni e há 28 anos está radicado em Teixeira de Freitas, se dedicando ao radiojornalismo e a literatura, um dos seus projetos mais conhecidos é o programa de rádio “Almoço a Brasileira” que depois de mais de duas décadas na Rádio Caraípe 100,5 FM, atualmente é levado ao ar pela Rádio Sucesso 104,9 FM. Ele também é apresentador da Rádio Câmara 90,9 FM.

Sobre a estrutura do Coletivo e a razão e significado do nome MOTIRÔ falou a diretora administrativa Kátia Aslene. Para ela, o Coletivo das Artes chegou para ser um movimento cultural que reúna artistas da cidade, dando a eles voz e vez e sendo um espaço apolítico de fazer cultural. Para ela, MOTIRÔ, palavra de origem tupi-guarani, resume a filosofia do Coletivo: “Reunião de pessoas que plantam juntas para colher juntas”.

Kátia Aslene, que também é coordenadora da ONG Abepes, estendeu o convite à toda sociedade. Quem se interessar em acompanhar este movimento e apoiar a causa, podendo procurar pela página do Coletivo das Artes em redes sociais ou através do número (73) 9 9833-3137, para obter maiores informações. (Por Milka Moraes).


Compartilhar: