Câmara Técnica se reúne para elaborar novo Plano Diretor Urbano de Teixeira de Freitas

Uma reunião no plenário das comissões permanentes da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na tarde de quinta-feira do último dia 22 de março, reuniu as principais autoridades fiscalizadoras, técnicas e jurídicas do município para discutir a elaboração do novo PDU – Pano Diretor Urbano de Teixeira de Freitas. A equipe comandará o estudo com ações que podem ser desde aspectos urbanísticos da cidade, como novos loteamentos, abertura de avenidas até a construção de uma residência e revitalização de áreas antigas do município.
A reunião reuniu os vereadores José Bernardo Gomes Cabral (PSD), Joris Bento Xavier (PTC), Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS), Arnaldo Ribeiro Souza Junior, o “Arnaldinho” (PT), Ronaldo Alves Cordeiro (PSC), Erlita Conceição de Freitas (PT), Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB), Antônio Marques Ferreira da Silva (PROS) e José Mendes Almeida da Cruz, o “Mendes da JC Madeiras” (PSDB).
Ainda reuniu os secretários municipais João Carlos Vieira da Silva (Secretaria Municipal de Administração e Planejamento); Leonardo Álvaro de Vieira Pereira (Secretaria de Segurança Pública e Cidadania); José Archangelo Depizzol (Secretaria Municipal de Meio Ambiente); Jorge Henrique Rodrigues (Secretaria de Projetos Estratégicos e Gerenciamento de Convênios). Além dos procuradores da Câmara e da Prefeitura Municipal respectivamente, advogado Abimael Borges Sampaio e o advogado Daniel Morais.
Conforme o vereador Arnaldo Ribeiro, o “Arnaldinho” tem mais de 10 anos que o plano não foi atualizado e o trabalho agora visa regulamentar todos os setores da cidade, tais como o trânsito, urbanismo, regulação fundiária, zona azul, código de postura, a fim de coordenar o crescimento da cidade e garantir o bem estar social, econômico e ambiental, ressaltando que no Brasil, todo município com mais de 20 mil habitantes deve criar um PDU, que é aprovado por lei na sua Câmara Municipal.
Segundo o secretário de administração João Carlos Vieira da Silva, o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) já nomeou todos os nomes que vão compor a câmara técnica para desenvolver o trabalho e explica que o PDU é uma lei municipal que define como deve ser o crescimento e o funcionamento da cidade, buscando garantir a qualidade de vida de seus moradores. Trata-se de um documento que, a partir de um estudo cientifico, irá resultar em um plano com propostas e diretrizes definidas a curto, médio e longo prazo. (Por Athylla Borborema).