Câmara Municipal promove audiência para avaliar política municipal de segurança pública
A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas realiza nesta próxima sexta-feira (29/04), a partir das 14h, no plenário Francistônio Alves Pinto, com transmissão ao vivo da Rádio Câmara 90,9 FM – a primeira audiência pública do ano para avaliar e criar propostas para a política municipal de segurança pública. O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), disse que a ênfase será realmente no panorama da segurança pública e nas principais dificuldades para a implementação dessa política, tanto que os convidados são todos comandantes e diretores que representarão o alto escalão do comando geral da Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
A audiência pública foi proposta pelo vereador Marcílio Carlos Goulart (PT), após reuniões recentes em Salvador com o coronel Anselmo Brandão, comandante geral da Polícia Militar da Bahia e com o delegado Mauricio Barbosa, secretário de Estado da Segurança Pública. O vereador Marcílio Goulart que é membro titular da Comissão de Redação, Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Municipal, disse que o principal objetivo de reunir a cúpula da segurança pública nesta audiência popular é debater e avaliar a Política Municipal de Segurança Pública em Teixeira de Freitas, a qual terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular, onde dúvidas, críticas e sugestões poderão ser enviadas a mesa durante ocorrência do evento.
O vereador Marcílio Goulart ressalta que o principal objetivo da avaliação de políticas públicas na cidade de Teixeira de Freitas é aferir e analisar os resultados da atuação do Estado, gerando indicações para melhor orientar as ações do Poder Público. “Entendemos que a questão da segurança pública tem afligido parcela significativa da população brasileira nos últimos anos e, em Teixeira de Freitas não tem sido diferente. E apesar dos esforços dos nossos comandantes das polícias Civil e Militar, o nosso índice de violência ainda é alto e, sobretudo, queremos é prevenir, e não, deixar para agir depois do problema se agravar, portanto, essa audiência pública é importante para a gente diagnosticar tudo aquilo que a gente já sabe e planejar o futuro em combate ao crime”, destacou o parlamentar.
O vereador Marcílio Goulart acrescenta que a audiência pública tem outro grande objetivo que é buscar minimizar a sensação de insegurança em Teixeira de Freitas e estimular a parceria entre órgãos do poder público e sociedade civil, por segurança e qualidade de vida dos cidadãos teixeirenses. E, através da audiência pública os próprios vereadores traçarão metas e projetos para a segurança pública do município. Tendo em vista que o evento também servirá de oportunidade para os representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil explanaram os índices de criminalidade ocorridos nos últimos anos, material que será incorporado para dar sustentação aos projetos que serão propostos ao Governo da Bahia. (Por Athylla Borborema).