Câmara dos Deputados define pela ampliação da grade compartilhada da Radio Câmara FM de Teixeira de Freitas

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas participou em Brasília, nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, da segunda reunião técnica da Rede Legislativa de Rádio e Televisão que reuniu diretores de Comunicação Social de Câmaras Municipais de várias regiões do Brasil e diretores das respectivas Rádios Câmaras FM, na Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados, para conclusão dos trabalhos e apresentação dos resultados dos ajustes do Acordo de Cooperação sobre a grade de programação compartilhada entre a Câmara dos Deputados e as Câmaras Municipais detentoras de concessões públicas em todo Brasil do canal de Rádio Câmara FM.
Com a expansão das emissoras da Rádio Câmara FM por inúmeras cidades do Brasil, se almejou a necessidade de mudar a grade de programação compartilhada em vigor desde o ano de 1999. Uma das propostas de mudança partiu da Rádio Câmara 90,9 FM de Teixeira de Freitas – Bahia. A primeira discussão surgiu no encontro técnico de gestores do dia 9 de agosto de 2017, na Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados em Brasília.
O assunto terminou reunindo diretores das emissoras da Rede Legislativa de Rádio de todo Brasil, nos dias 22 e 23 de agosto de 2017, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa de São Paulo, durante o Seminário Legislativo de Rádio e TV Digital, promovido pela Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e pela ASTRAL – Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas.
Nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, ocorreu a segunda reunião presencial na Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados com gestores das Rádios Câmara de várias regiões do Brasil. O diretor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, jornalista Athylla Borborema participou da reunião de trabalho que concluiu os ajustes da grade compartilhada, que agora, segue para o aditamento de acordo que vai prever a nova grade compartilhada sob aprovação da Câmara dos Deputados.
Segundo Athylla Borborema, diretor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, as discussões em torno dos ajustes finais se concluíram e ficou definido um modelo pela ampliação da grande de programação local da RádioCâmara FM. Que a conclusão dos trabalhos serviu para discutir questões diversas sobre as emissoras da Rede Legislativa de Rádio e TV com sinal aberto e gratuito, de forma a aproximar os parlamentos dos cidadãos e universalizar o acesso às programações.
O diretor Athylla Borborema disse que a próxima reunião é para os presidentes de Câmaras Municipais assinarem os novos acordos de cooperação. E, que volta desta penúltima reunião de trabalho extremamente satisfeito com os resultados alcançados pela certeza que a Rádio Câmara FM de Teixeira de Freitas ganhará mais espaço na sua grade de programação local de segunda a sexta-feira para atender a demanda política e cultural da região e, também, com a finalidade de fidelizar o ouvinte com a assiduidade do horário diariamente e se promover ainda mais transparência na casa onde se faz as leis que é o Poder Legislativo Municipal.
No encontro em Brasília nesta última segunda-feira (02) com os gestores das emissoras afiliadas, a diretora da Coordenação Nacional da Rede Legislativa de Rádioa e Televisão, Evelin Maciel, mais uma vez ressaltou que a Rádio Câmara sempre teve o papel de aproximar o cidadão do parlamento, oferecendo jornalismo, campanhas de utilidade pública, cultura e música de qualidade por meio de frequência modulada, internet e de duas mil rádios parceiras de todo o país. E atualmente está ampliando ainda mais os espaços das emissoras afiliadas com o objetivo de ir além da cobertura de Brasília, onde se têm 21 comissões permanentes, 513 deputados federais e uma infinidade de temas discutidos diariamente, aliada com o imediatismo do rádio.
Criada em 2012, a Rede Legislativa é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que visa incentivar as casas legislativas de todo o Brasil a montarem suas próprias emissoras de Rádio e TV, com sinal aberto e gratuito, e universalizar o acesso às programações. A Rede Legislativa nasceu a partir da TV Câmara e da Rádio Câmara de Brasília, fundadas em 1998 e 1999 respectivamente.
Em Teixeira de Freitas a Rádio Câmara FM está no ar com sua programação definitiva desde 5 de junho de 2017, onde tem ganhando muito reconhecimento popular por ter agregado jornalismo, programa de debate, programas culturais, programas sobre cidadania, campanhas de utilidade pública e interprogramas educativos. A cada dia a emissora vem se adequando às normas da Rede Legislativa. A Rádio Câmara nasceu para transmitir ao vivo as sessões plenárias da Câmara Municipal e também da Câmara dos Deputados e permitir que o cidadão alcance as informações do que se passa nas duas casas legislativas e ainda abrir espaços para as Câmaras Municipais dos 13 municípios da região, nos quais o sinal da emissora chega com êxito. (ASCOM).