Bruno Barbosa defende o cidadão Teixeirense e cobra ações responsáveis por parte da COELBA de da EMBASA

10 de dezembro de 2023 às 14:25

O presidente da Comissão do Meio Ambiente na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Bruno Barbosa, enfatizou, em entrevista à Rádio Câmara conduzida por Sammy Chagas, a necessidade de empresas, em particular a COELBA (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) e a EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), adotarem comportamentos mais alinhados com as demandas da comunidade local.

Com formação em direito, Dr. Bruno Barbosa expressou suas preocupações em relação ao papel das empresas no contexto ambiental. Ele destaca que, apesar de atenderem a todo o estado da Bahia, essas empresas não têm proporcionado o retorno adequado à comunidade teixeirense.

Segundo Bruno, existem estudos que indicam secas periódicas na região, mas o respeito dessas empresas ao cidadão é fictício: “Nós já pontuamos, já discutimos com a EMBASA. Construímos o Segundo Simpósio das Águas em julho de 2023 aqui na Câmara, onde convoquei representantes da EMBASA para discutirmos alternativas viáveis a longo e curto prazo”, disse o vereador.

Ele enfatizou a necessidade de ações eficientes para preservar as matas ciliares da região, destacando que a escassez de chuvas nos últimos anos aumenta a urgência de medidas que assegurem a sustentabilidade ambiental.

“São duas empresas que atendem a toda a Bahia, mas não dão o retorno devido”, ressaltou Bruno Barbosa durante a entrevista. Ele sublinhou a importância de um estudo técnico para viabilizar a construção de uma barragem e de um reservatório na região, visando a segurança hídrica, especialmente diante das recentes secas que afetaram a localidade.

Quando questionado sobre o recesso parlamentar de janeiro, Bruno afirmou que continuou trabalhando, pois as demandas da cidade e as necessidades do povo são muitas. De acordo com o parlamentar municipal, é impossível fechar os olhos. Ele menciona a falta de água em alguns bairros e o drama vivido pelos comerciantes e usuários do Mercado Municipal, cujas necessidades estão sendo ignoradas pela Empresa Coelba.

“O Mercado Municipal já pegou fogo várias vezes. A COELBA até hoje não mudou a fiação, não trocou os transformadores”, completou o parlamentar, que se ressente do tratamento negligente com que o cidadão está sendo tratado.

A cobrança de Bruno Barbosa é parte de um esforço contínuo para promover o debate sobre as necessidades do Extremo Sul da Bahia, com ênfase nas questões ambientais. Ele é a voz destacada na busca de soluções práticas para garantir a preservação dos recursos naturais em Teixeira de Freitas. Bruno anseia por uma postura mais responsável e humana por parte das empresas, contribuindo para a construção de um ambiente mais sustentável e digno para o cidadão.