Bruno Barbosa busca esclarecimentos oficiais sobre óbito de parturiente ocorrido na UMMI

02 de abril de 2024 às 09:00

No início desta semana, o vereador Bruno Barbosa informou, na tribuna da Câmara Municipal, que protocolou, na Secretaria de Saúde e na UMMI (Unidade Municipal Materno-Infantil), ofício pedindo esclarecimentos a respeito do óbito da parturiente Tainá Conceição Santos, ocorrido recentemente na maternidade pública.

Como secretário da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, Bruno explicou que a ação busca elucidar os fatos que levaram ao falecimento da jovem teixeirense no último dia 8 de abril, verificando a possível responsabilidade da unidade de saúde no caso. Além disso, o vereador destaca a importância e a urgência de fornecer respostas às dúvidas da família e de toda a população que anseia por entender o que realmente aconteceu nesta situação.

No documento, o parlamentar questiona, por exemplo, quais foram as primeiras providências tomadas no atendimento de Tainá, se houve triagem para verificação de algum problema no período gestacional e se a gravidez apresentava algum risco pré-existente para a jovem. O ofício também pede uma reunião com a equipe médica, para que apresentem laudos técnicos e exames da paciente.

Sobre a fiscalização a ser realizada, Bruno afirmou que o respeito à família enlutada pela morte da paciente deve ser prioridade no processo de busca por esclarecimentos, e acrescentou que a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) só poderá acontecer caso os órgãos citados se neguem a responder o referido documento protocolado.

O vereador ainda acrescentou que manterá a população informada e atualizada acerca dos desdobramentos do processo, considerando o princípio da transparência que rege o exercício do cargo de representante do povo.