Bicentenário da Independência: luta, reflexão e tradição na comemoração teixeirense

06 de setembro de 2022 às 12:22

Neste ano, será comemorado o Bicentenário da Independência do Brasil. Há dois séculos, uma série de fatos e decretos culminou na proclamação da separação do nosso país de Portugal, em 07 de setembro de 1822, dia em que o Brasil logrou oficialmente sua emancipação política. Uma história de luta e resistência, que é celebrada todos os anos, nesta época, em todos os cantos do país.

As comemorações do 07 de setembro geralmente envolvem desfiles, passeatas e manifestações simbólicas em escolas ou nas ruas das cidades. Ano após ano, é comum assistirmos ao hasteamento das bandeiras do Brasil, dos estados e dos municípios, enquanto cidadãos representantes das mais diversas categorias sociais desfilam ao som das bandas e fanfarras musicais.

No entanto, a passagem dessa data marcante também é momento de reflexão. É oportunidade de rememorar as batalhas vencidas ou perdidas em busca de equidade e justiça social, de valorizar os lugares e os povos originários que constituem a identidade brasileira, além de ser espaço oportuno para manifestar civil e pacificamente as demandas sociais que urgem nesta nação.

Em Teixeira de Freitas, o tradicional Desfile Cívico ocorre anualmente na Avenida Marechal Castelo Branco. Diversos segmentos da sociedade teixeirense, como as Secretarias Municipais, as Escolas, as Forças de Segurança e as Entidades Filantrópicas, participam desse ato público, no qual divulgam, com muita criatividade, seus trabalhos sociais, os serviços oferecidos, e, também, as necessidades locais. O Departamento de Cultura do município tem grande destaque nesse evento, através de belíssimas apresentações artísticas.

Amanhã (07), acontecerá mais uma edição desse desfile em Teixeira de Freitas. Toda a população teixeirense está convidada para prestigiar o evento da Prefeitura Municipal, que ocorrerá na Avenida Marechal Castelo Branco, a partir das 7h. Compareça!

✍️ Pollyana Teixeira