Belitardo propõe distribuição de repelentes para gestantes em combate ao Aedes Aegypti

O vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS), apresentou uma indicação legislativa na Câmara Municipal que foi aprovada na sessão ordinária do último dia 12 de julho, autorizando ao Poder Executivo a viabilizar um projeto em caráter de urgência com a finalidade de disponibilizar repelentes para a população gestante beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, bem como àquelas usuárias grávidas da rede pública de saúde.
A proposição do vereador Marcos Belitardo visa que o município faça distribuição de repelentes para gestantes cadastradas no programa Bolsa Família, objetivando que os produtos combatem o Aedes Aegypti, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças nocivas a saúde pública.
Os produtos deverão ser distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde ou pela Secretaria de Assistência Social. Além disso, a proposição reza que deverá ser confeccionada uma cartilha com orientação para uso dos repelentes pelas mulheres. Orientando como as gestantes passem o repelente, em que período e os cuidados em uso nas crianças inferior a 12 anos.
Segundo o vereador Marcos Belitardo, um ano e meio após a epidemia de zika e o crescimento expressivo dos casos de microcefalia em recém-nascido relacionada ao vírus, além de o temor de um novo surto das outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como a dengue e a febre chikungunya -, é necessário que o Governo Municipal estabeleça parceria urgente com o Governo Federal para distribuir repelentes para gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família em todo o município de Teixeira de Freitas. E a Prefeitura ficará responsável por escolher a melhor forma de distribuição dos produtos.
(Por Athylla Borborema).