Belitardo define benefícios na saúde pública com chegada do SISREG na Central de Regulação e pede ampliação do Sistema

22 de fevereiro de 2018 às 13:30
Imprimir

Na 2ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, na manhã desta quarta-feira (21/02), sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), o vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS) comemorou o atendimento da sua proposta por parte do prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD), por ter implantado o sistema SISREG – Sistema Nacional de Regulação, na Central Municipal de Regulação, que normatiza o processo e evita a ultrapassagem de fila.

O vereador Marcos Belitardo explica que o sistema funciona com navegadores (Internet Explorer, Mozila Firefox, etc.) instalados em computadores conectados à internet. Esse software é disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e a otimização na utilização dos recursos, além de integrar a regulação com as áreas de avaliação, controle e auditoria.

É também disponibilizado um espaço on-line denominado ambiente de treinamento para que gestores estaduais, municipais, profissionais de saúde e profissionais de informática para que naveguem e conheçam o escopo de funcionalidades que permite compor uma central de regulação de maneira rápida e prática. Belitardo define que o sistema tem o potencial de melhorar muito o custo-benefício e poderá ser o grande responsável pela melhoria do acesso aos serviços de saúde através de marcações de consulta e exames online.

“Esta integração visa agilizar e garantir qualidade ao processo de regulação nacional, dando assim uma maior credibilidade aos dados dos pacientes atendidos. Agora estamos trabalhando para que o Poder Executivo também instale o sistema nas demais unidades de saúde do município nos mesmos moldes para que consigamos ter evolução nas marcações de procedimento e consultas, e que sejam equipados com computadores completos, telefone e internet”, ressaltou o vereador Marcos Belitardo.

O vereador Marcos Belitardo ainda acrescenta outra proposição sua em relação à implantação do Teleconsulta, um sistema que tirará a população das longas filas nas unidades. “É preciso inovar com o Teleconsulta e o NetConsulta é uma proposta para modernizar ainda mais o serviço público de saúde. A minha proposta legislativa visa melhorar a eficácia no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde. A população usuária do SUS tem direito e merece, cada dia mais, um atendimento melhor”, disse o parlamentar.

De acordo com o vereador Marcos Belitardo, uma vez desenvolvido, o programa terá plataforma digital sem ônus para a Prefeitura Municipal, com o objetivo de ampliar as possibilidades de agendamento, acompanhando uma tendência tecnológica, que é de resolver tudo pela Internet. Com a medida de implantar o TeleConsulta ou NetConsulta, o município garantirá o preenchimento de 100% das vagas disponibilizadas pela rede municipal de saúde e, esse percentual será monitorado, e caso a utilização do novo modelo de marcação aumente, o percentual também aumentará gradativamente.

Outras Proposições – O vereador Marcos Belitardo ainda solicitou ao Poder Executivo Municipal que seja implantado o fornecimento de água mineral para todas as unidades de ESF – Estratégia de Saúde da Família, como forma de beneficiar de forma confortável e acessível os profissionais e usuários das unidades básicas de saúde. Marcos Belitardo, também requereu ao prefeito municipal, informações do Cadastro de Reserva de todos os concursos com prazo de vigência em aberto, identificando a existência ou inexistência de vagas ocupadas por outros servidores. (Por Athylla Borborema).


Compartilhar: