Alunos da escola Amigos de Aracruz no Liberdade dão exemplo de cidadania

25 de junho de 2015 às 15:11
Imprimir

Teixeira de Freitas está celebrando em 2015 os seus 30 anos de emancipação política e, nesta temática, a Escola da Rede Municipal de Ensino Amigos de Aracruz desenvolveu o projeto “Revelando Teixeira”, por meio do qual os estudantes conheceram mais da história do município e suas riquezas culturais e humanas. A culminância foi realizada na sexta-feira (19) nas dependências da própria escola. “Eu aprendi a gostar ainda mais de Teixeira de Freitas”, disse a jovem Juliana, do 9º ano.

Rev. Tx Culminância (40)- acolhimento na quadra

A primeira fase do projeto foi de visitações. Os alunos conheceram de perto importantes espaços do município, como a Fazenda Cascata, o aterro sanitário, a Praça dos Leões, a rotatória da melancia, o aeroporto… Em cada local, eram tratadas a história e a importância de cada lugar para Teixeira de Freitas.

 

A segunda fase foi intitulada “Café com arte e literatura”, deste momento, participaram artistas, escritores e músicos da cidade, bem como, o Diretor Municipal de Cultura, o jornalista Ramiro Guedes. Houve exposição de artes plásticas, incluindo obras do artista teixeirense, de renome internacional, Irley de Jesus Leal e também, Gilberto Bahia. A exposição fotográfica “Olhar sobre Teixeira”, organizada pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi outro atrativo presente.

Rev. Tx Culminância (18)- Juliana

A culminância do “Revelando Teixeira” foi marcada pela exposição de trabalhos dos estudantes da Escola. Eles retrataram as informações obtidas durante o projeto em forma de cordel, varal fotográfico, painel ilustrativo, pinturas, cartazes com informações da cidade: como os veículos de comunicação; a biografia de personalidades teixeirenses, a exemplo do compositor Bruno Caliman e, claro, apresentações dos talentos da escola, com declamações, musicais e teatros. “ Para respeitar é preciso conhecer, foi isso que fizemos, apresentamos a história de Teixeira de Freitas para nossos alunos”, comentou o diretor Ângelo Barros Mota.

 

Compareceram a este momento, o secretário Municipal de Educação e Cultura, Prof. Me. Ariosvaldo Alves Gomes e a coordenadora do Núcleo e Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação – Nape Anos Finais, Neumásia Ferraz de Souza Farias e outras autoridades. No fechamento do projeto, a quadra coberta da Escola acolheu os meninos e meninas do Projeto “Orquestrando Futuros” (Orfs), que por sua vez, receberam a cantora Josa Maria. O maestro Orley Silva aproveitou para mencionar alguns dos resultados do Orfs, incluindo a participação e de alguns de seus membros na Rede de Projetos Orquestrais da Bahia como monitores bolsistas.


Compartilhar: