Acontece em março a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teixeira de Freitas

19 de fevereiro de 2015 às 13:37

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA) em parceria com o Conselho Municipal de Educação e Cultura (COMEC), Governo Municipal e entidades sociais, promoverá nos dias 13 e 14 de março a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Teixeira de Freitas. Sobre a importância de ações em parceria, o presidente do COMDECA Carlos Magno destacou que “esse momento é histórico pela importância das parcerias estabelecidas entre o COMDECA, o COMEC e as Secretarias de Assistência Social e de Educação”.

A Conferência apresenta como tema desse ano “Sou Cidadão: quero meus direitos!” e visa expandir o diálogo e a perspectiva de construção coletiva dos direitos humanos de crianças e adolescentes compreendendo-os como sujeitos de direitos protagonistas no processo de reivindicação e de consolidação de garantias constitucionais. De acordo com o Presidente do COMEC professor Dr. Jonathan de Oliveira Molar, “as conferências são de suma importância para dar voz e espaço às crianças e adolescentes de Teixeira de Freitas, no qual terão a oportunidade de debater e de reivindicar direitos juridicamente garantidos. Buscamos com esses eventos, organizar a Sociedade Civil teixeirense e da região”.

A Conferência Municipal será fortalecida a partir das discussões ampliadas na Rede Municipal de Ensino por meio das Conferências Livres, para ouvir toda a comunidade de crianças e adolescentes, inicialmente, de quatro bairros periféricos de Teixeira de Freitas. As quatro Conferências Livres da Criança e do Adolescente serão abertas a toda a comunidade do entorno e sociedade em geral. Em seguida se realizará a 7ª Conferência Municipal também aberta à sociedade, para ampliar o debate acerca da Política Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescente e indicar caminhos para a sistematização e consolidação de ações e serviços para a efetiva garantia de direitos às crianças e adolescentes, conforme programação abaixo.

Conferências Livres nas Escolas Públicas nos bairros com CRAS instalados:

• 26 de fevereiro – Liberdade – Escola Municipal Amigos de Aracruz. Horário: das 13 às 17h
  • 03 de março – Ulisses Guimarães – Escola Municipal Joaquim José de Almeida. Horário: das 13 às 17h
  • 05 de março – São Lourenço – Escola Municipal São Lourenço. Horário: das 13 às 17h
  • 10 de março – Jerusalém – Escola Municipal Pedro Agrizzei Neto. Horário: das 13 às 17h

7ª Conferência Municipal:

13 e 14 de março – Escola Municipal Vila Vargas