Vereador Juvenal requer passarelas como parte da modernização urbana da Cidade

18 de junho de 2017 às 19:31

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Babosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), na manhã desta última quarta-feira (14/06), o vereador Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas” (PTN), apresentou uma indicação legislativa requerendo ao Poder Executivo Municipal projeto de viabilização de obras para a construção de duas passarelas ao longo da Avenida Presidente Getúlio Vargas.

O vereador Juvenal quer que o município construa duas passarelas sobre a pista da Avenida Presidente Getúlio Vargas. Uma no trecho entre a Escola Ruy Barbosa e o Estádio Municipal, no bairro Bela Vista. E outra que seja implantada no trecho entre o Hospital Municipal e a UPA 24h, na travessia entre os bairros Nova Teixeira e Jardim Liberdade com os bairros Jardim dos Pioneiros e Ouro Verde.

A ideia do vereador Juvenal é facilitar o fluxo dos veículos automotores e criar estratégia de acessibilidade para os pedestres. Segundo ele, atualmente as ruas se transformam em vias expressas e as avenidas em longas rodovias em Teixeira de Freitas e a tendência é essa anormalidade crescer como “modelo de progresso”, principalmente porque os veículos são tratados como elemento exclusivo nesse processo.

Para o vereador Juvenal das Laranjas, se o planejamento urbano não for repensado urgentemente, seguindo a noção de que as cidades são para pessoas com todos os tipos de limitação, cadeirantes, idosos, gestantes ou não, e não exclusivamente para carros, nunca se vai conseguir solucionar o ‘caos urbano’ em que Teixeira a cada dia mais vem se mergulhando.

“Esta discussão nos leva a pensar que podemos projetar no plano do ideal, e conceber algo que garanta à pessoa tornar-se valorizada e figura prioritária na hierarquia da mobilidade urbana. Segundo o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, os pedestres têm prioridade sobre toda e qualquer obra viária na cidade. Assim, antes de pensar nas ‘soluções’ para melhorar o fluxo dos carros, é urgente favorecer, sobre todos os aspectos, a segurança do pedestre no seu deslocamento e travessia e, por esta razão, estou indicando ao prefeito a construção destas duas passarelas sobre a Avenida Presidente Getúlio Vargas como parte da melhoria da nossa mobilidade urbana”, salientou o vereador Juvenal.

Outras proposições – O vereador Juvenal das Laranjas ainda é o autor de uma proposição legislativa que requer do Poder Executivo Municipal, construção de algumas obras públicas, como: Creche Pró-Infância, Escolinha Infantil e um Chafariz Comunitário, no Conjunto Habitacional Residencial Ramalho, na zona oeste da cidade.