Vereador Adriano Souza quer massificação de ferramenta para combate a violência contra mulher

09 de outubro de 2017 às 10:25

Boa parte dos problemas, relacionados a violência, enfrentados pelas mulheres passam pela falta de informação sobre como exigir direitos ou procurar ajuda especializada. Por acreditar desta forma, o vereador Adriano Souza, apresentou na sessão ordinária realizada na última quinta-feira (05/10), uma indicação requerendo que o município torne obrigatória a afixação em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais de placas contendo o número do disque 180 (central de atendimento à mulher) juntamente com a explicação da sua funcionalidade.

O objetivo do 180 é de receber denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre os serviços da rede e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para os serviços quando necessário. Além de ser um serviço nacional gratuito ele está se mostrando muito eficaz para enfrentamento da violência contra mulher pois consegue reunir informações que ajudam a polícia a enfrentar este mal. Poderia ser muito mais eficaz se toda mulher tomar conhecimento desta ferramenta.

“Nós os homens estamos vivendo uma época de transição de comportamento e muitos não estão se adequando, estão se ressentindo quando, na verdade ser homem não é ser violento com as mulheres e sim protetores”, comentou o vereador. Na mesma sessão, o parlamentar indicou a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência nas praças do município. (Por Kátia Armini).