Proposição de Adriano Souza visa à instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência

11 de outubro de 2017 às 09:09

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), na manhã de terça-feira (10/10), o vereador Adriano Santos Souza (Podemos), apresentou uma proposição legislativa indicando ao Poder Executivo Municipal a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência nas praças públicas do município.

A proposta do vereador Adriano Souza dispõe sobre a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em praças, parques e escolas públicas do município de Teixeira de Freitas. De acordo com a proposição, os playgrounds instalados em áreas abertas ao público em geral, ainda que sejam localizados em propriedades privadas de uso público, deverão conter brinquedos adaptados para crianças com deficiência.

Segundo o vereador Adriano Souza, as praças, parques, clubes e afins deverão ainda ter em suas estruturas acessibilidade para atender essas crianças, dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). De acordo com o parlamentar, a Constituição Federal estabelece o lazer como direito social, contudo, a maioria dos brinquedos instalados nos parques e áreas de lazer foi desenvolvida para pessoas que não apresentam deficiência física, e, portanto, não oferecem reais possibilidades de uso por crianças com necessidades especiais.

Outra Proposição – Na sessão desta terça-feira (10/10), o vereador Adriano Souza ainda foi autor de uma indicação legislativa, propondo ao Poder Executivo Municipal, obras de pavimentação asfáltica para a Rua Portal das Serras, no bairro Portal Sul, na zona sul da cidade. (Por Athylla Borborema).