“Prefeito tem o poder de regulamentar acesso das calçadas” diz vereador Belitardo

18 de junho de 2017 às 19:36
Imprimir

 

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Babosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), na manhã desta última quarta-feira (14/06), o vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS), propôs ao prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) que regulamente por meio de decreto a situação das mesas nas calçadas por parte dos donos de estabelecimentos comerciais, especialmente os bares das avenidas da cidade.

Segundo o vereador Marcos Belitardo, é a Prefeitura Municipal que tem poder de polícia e é o órgão que pode regulamentar a situação mediante lei já existente que especifica em nome do município. Para ele, o prefeito é a autoridade competente e não a Câmara de Vereadores, com poder de regulamentação o fato em discussão.

O vereador Marcos Belitardo que é oficial de justiça e também é advogado habilitado, disse que o prefeito municipal por via de decreto, poderá o mais rápido possível, com base no Artigo 120, da Lei 15/1987, regularizar a situação e por fim em um dilema que vem causando desgaste entre comerciantes e a Prefeitura Municipal.

“Os estabelecimentos comerciais poderão ocupar, com mesas e cadeiras, parte do passeio correspondente á testado do edifício, desde que fique livre para o trânsito público uma faixa do passeio de largura mínima de dois metros, observando a autorização prévia da prefeitura”, diz o artigo 120 da Lei Municipal.

Outras proposições O vereador Marcos Belitardo, na sessão do último dia 14 de junho, foi autor ainda de outras duas proposições: Uma que requereu ao prefeito municipal a implantação de uma lavanderia devidamente equipada para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. E outra que solicitou ao Poder Executivo Municipal as obras de cobertura da quadra de esporte do Residencial Antônio Costa Filho, no alto do Colina Verde, na zona norte da cidade.


Compartilhar: