Novas medidas para o cuidado de animais de grande porte em Teixeira de Freitas

02 de junho de 2017 às 20:08

Aconteceu nesta quinta-feira (01)na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, uma audiência pública abordando o tema: Animais de grande porte no perímetro urbano, proposta pelo representante legislativo, o vereador Jonathan Molar. O intuito da discussão foi de conscientizar toda a população quanto ao cuidado e responsabilidade dos proprietários de  animais desse porte, e possíveis medidas para a qualidade de vida dos mesmos através do diálogo e parceria entre a Secretaria de Agricultura, a classe de carroceiros e proprietários e entidades envolvidas.

O evento contou com a presença de várias autoridades civil e militar, representantes da Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Associação de Carroceiros, veterinários e integrantes da Agência da Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), entidades filantrópicas protetoras dos animais, os vereadores Ronaldo Cordeiro, Sargento Berg, Ailton Lacerda e cidadãos do município. Na composição da mesa, fizeram-se presentes o Promotor de Justiça do Meio Ambiente da Comarca de Eunápolis, João Alves da Silva, o veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Aloisio Baião, a Presidente da ONG A Nossa Arca, Cristiane Ferreguete, o Secretário Municipal de Agricultura, Dori Neves e o vereador Jonathan Molar.

Na oportunidade, João Alves apresentou diversos pontos da sua atual gestão em Eunápolis, onde funciona da seguinte maneira: A partir da denúncia de maus tratos ou abandono de animais em vias públicas, é feito um termo de ajustamento de conduta, identificados os parceiros, apreendidos os animais abandonados ou que sofreram maus tratos para posteriormente, serem doados para instituições cadastradas.

Já para as ações em Teixeira de Freitas, Dori Neves, Secretário Municipal de Agricultura, afirmou que está viabilizando parcerias, assim como tem feito com a ONG A Nossa Arca e vereador Jonathan Molar em reuniões com a classe de carroceiros da cidade, para atuar no município em conjunto com os órgãos responsáveis pela fiscalização desses animais e de seus proprietários.

Para as próximas atuações, o vereador Jonathan Molar informa que a etapa após a finalização do cadastramento desses animais é pintar as carroças, numerar os cavalos e carroças para que a secretaria tenha um controle. No âmbito legislativo, atualizar a lei municipal sobre animais de grande porte, a partir do diálogo com todos os vereadores e entidades relacionadas, assim como a participação do Ministério Público na efetivação dessa lei.