Marcos Belitardo propõe mais eficiência no atendimento da saúde pública com a implantação do Manchester

30 de novembro de 2017 às 11:15

Na sessão ordinária da Câmara de Teixeira de Freitas, na manhã desta quarta-feira (29/11), o vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS) apresentou indicação legislativa em que requer do Poder Executivo Municipal uma maior eficiência no atendimento da saúde pública com a implantação do protocolo Manchester, que prevê uma organização adequada das prioridades na saúde da população.

Visando outras melhorias da saúde dos munícipes, o vereador Marcos Belitardo propôs o Projeto de Lei nº 51/2017, que prevê a implantação do protocolo de Manchester, nas unidades de saúde, que dispõe sobre a classificação dos pacientes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera provável para cada paciente.

Ele explica, que a implantação do Protocolo de Manchester permite que os atendimentos sejam realizados com mais eficiência, já que, em se tratando de saúde, tempo pode representar a diferença entre salvar uma vida e perder um paciente. Além disso, como o sistema prevê uma organização adequada das prioridades, pode-se encaminhar pacientes para outras unidades médicas, de maneira que a demanda pode ser compartilhada entre as unidades médicas próximas, se for o caso.

Além disso, com a diminuição do risco clínico, segundo Marcos Belitardo, evita-se o uso de recursos de urgência advindos da inobservância das condições do paciente antes do agravamento do quadro. Com a implantação do Protocolo de Manchester, os pacientes também são beneficiados, pois submetidos a esta metodologia de classificação de risco, eles estão assegurados que não correrão risco de morte, ocasionado pela espera por atendimento.

O vereador Marcos Belitardo ainda apresentou indicação legislativa para que seja instalado um posto policial no distrito de Cachoeira do Mato. Segundo o parlamentar, o distrito que até há algum tempo atrás não registrava histórico de violência, atualmente tem sido alvo de recorrentes ocorrências de vandalismo.

O vereador Marcos Belitardo em sua fala na tribuna ressaltou que “a população tem convivido com muita insegurança em toda a municipalidade, todavia, é necessário também entender as dificuldades que tem o setor que promove segurança pública, sobretudo, no que tange a ausência de efetivo que possa suprir tal deficiência de estratégia de campo”.

Contudo, faz se necessário promover a segurança também nos distritos e povoados. Na ocasião o parlamentar também propôs à mesa da Câmara Municipal que devolva o saldo do duodécimo para a Prefeitura Municipal, no compromisso que o prefeito utilize o dinheiro para a compra de uma viatura e uma ambulância, para atender as comunidades e as unidades de saúde.

Ainda na sessão ordinária desta quarta-feira (29), o vereador Marcos Belitardo indicou a construção de um ponto de ônibus coberto no Residencial Castelinho ao lado do PSF e serviços de iluminação na Quadra de Esportes, também no Residencial Castelinho, na zona leste da cidade. (Por Alexandra Silva).