Antônio Marques faz retrospectiva de suas grandes proposições em favor do esporte e da cidadania da juventude

21 de novembro de 2017 às 13:16

O vereador Antônio Marques Ferreira da Silva, o “Toizinho” (PROS), faz uma ligeira retrospectiva de algumas ações de sua autoria na Câmara Municipal por meio de proposições que foram aprovadas em favor da política do esporte de Teixeira de Freitas.

Dentre as proposições do vereador Toinzinho, está a indicação legislativa que requer do Poder Executivo Municipal a revitalização completa do campo de futebol da Rua Tropical, no bairro Nova América.

A construção de vestiários com banheiros e iluminação no campo localizado na Avenida Cristóvão Colombo, além da construção de uma pista para patins e uma rampa para skates no bairro Caminho do Mar I.

Propôs ao município através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer que repasse 10% do valor de gestão dos orçamentos e ações da referida Secretaria para Liga Municipal de futebol de Teixeira de Freitas (LFTF).

Apresentou proposição para a reforma geral no Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy, no bairro Teixeirinha, região central da cidade. Um equipamento da maior importância para a cidade que vem necessitando de uma ampla revitalização apara que continue a serviço da população desportista e estudantil, bem como de toda a comunidade educacional e religiosa da cidade.

O vereador Antônio Marques “Toizinho” ainda reforçou os inúmeros pedidos da população e conquistou o apoio dos seus pares na Câmara Municipal apresentando proposição legislativa solicitando ao Poder Executivo a reforma e ampliação do Estádio Municipal Antônio Rodrigues Santana, o popular “Tomatão”, com a construção de novos vestiários, alambrados, ampliação e cobertura das arquibancadas.

“Toizinho” ainda teve aprovado no plenário da Câmara Municipal, uma indicação legislativa com Anteprojeto de Lei que institui a disponibilização de recursos para auxiliar financeiramente os atletas amadores e profissionais que participam de eventos e competições esportivas representando o município de Teixeira de Freitas.

Entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2017, o parlamentar promoveu um torneio de futebol com a participação de 22 equipes regionais e do coordenador de captação técnica do Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte, Ricardo Luiz Gomes Mendes, o “Ricardinho”. O torneio foi direcionado a adolescentes nascidos entre 2002 e 2005, tanto que gerou a escolha dos meninos Felipe e Isaque, ambos do bairro Caminho do Mar, para fazerem testes na capital mineira. Quando o vereador “Toizinho” com recursos próprios os acompanhou a Toca da Raposa para os testes e seleções.

Para o vereador Antônio Marques, o “Toinzinho” que já foi jogador profissional e atuou em vários estados brasileiros e até fora do Brasil, o esporte amador ou profissional é importante para a vida e para a educação do indivíduo. No caso das crianças, segundo ele, a vivência esportiva contribui para questões sociais, físicas e emocionais. O esporte possibilita que as crianças experimentem trabalho em equipe, exercitem a disciplina e o senso de responsabilidade, tenham controle emocional, sejam mais sociáveis e criativos.

“Tudo isso sem falar na alegria e energia que o próprio exercício gera dentro dos pequeninos. Incentive seu filho, seu sobrinho ou qualquer criança do seu entorno a praticar esportes. Hábitos saudáveis se adquirem desde a infância. Além disso, a prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de cidadania, de desenvolvimento individual e social”, ressalta o vereador Antônio Marques. (Por Athylla Borborema).