Vereadores querem plano de emergência para sanar problemas causados pela chuva.

07 de novembro de 2017 às 14:32

Os vereadores Joris de Gel (PTC), Marcílio Goulart (PT), Arnaldinho (PT), Bernardo Cabral (PSD), Marcos Belitardo (PHS) e Ronaldo Cordeiro (PSC), estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (07), para propor um plano emergencial sobre as recentes chuvas que caíram na cidade.

Várias propostas foram listadas e serão apresentadas na próxima Reunião Ordinária, prevista para esta quarta-feira (08), a fim de que o Executivo Municipal as execute o quanto antes, principalmente nas áreas mais afetadas de Teixeira de Freitas.

Os vereadores chegaram ao entendimento de que existem pontos críticos que precisam de ações emergenciais, por mais que exista um planejamento de longo prazo onde diversas áreas do município receberão as obras do PAC II, e que ações urgentes precisam ser feitas.

Entre elas estão o mapeamento e gestão de todos os bueiros e pontos de alagamento da cidade, monitoramento e manutenção dos bueiros de redes pluviais, articulação de uma rede de patrulha mecânica para ações emergenciais, criação de uma linha de comunicação entre os moradores que se encontrem em pontos mais críticos com a defesa civil, a construção urgente de uma rede pluvial na Avenida Marechal Castelo Branco para escoar parte das águas no centro e execução de um mutirão de limpeza dos bueiros de rede pluvial e esgoto.

Foram cogitadas ainda, meios para solicitar da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) um plano de trabalho desta instituição quanto à manutenção dos bueiros para rede de esgoto.

Essas e outras ações serão apresentadas ao gestor do Executivo para serem colocadas em prática e também, com a intensão de que haja tanto uma equipe profissional quanto moradores, de prontidão para momentos de desastres naturais no município.