Vereadores Adriano Souza e Ronaldo Cordeiro empenhados por obras de Ciclovias

06 de fevereiro de 2018 às 15:09

Os vereadores Adriano Santos Souza (Podemos) e Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) são os autores de um projeto que contempla com ciclovias nos dois sentidos toda a expansão da Avenida Presidente Getúlio Vargas, sob a BA-290 no perímetro urbano de Teixeira de Freitas com 21 quilômetros de extensão e ainda contempla outras avenidas e ruas do centro da cidade.

O vereador Adriano Souza é o autor da proposição nº 487/2017, que indica ao Poder Executivo Municipal a construção de ciclovias, nas seguintes Avenidas da cidade: Presidente Getúlio Vargas, Das Nações, Marechal Castelo Branco, Padre José de Anchieta, São Paulo, ACM, Brasil e Kaikan.

Conforme o vereador Adriano Souza, com o aumento da utilização das bicicletas não apenas para a pratica de atividades físicas, é possível observar famílias inteiras pedalando pela cidade. Segundo ele, falta ações nesse sentido e têm ocorrido vários acidentes automobilísticos devido à falta de sinalização para auxiliar condutores e pedestres, além disso, essa solicitação é vontade unânime da população, os quais, esperam ação rápida do poder público na viabilidade dessa sinalização de trânsito. Atualmente diversos grupos de ciclistas já utilizam estas avenidas para a realização de treinos e a construção de uma ciclovia nesta área com uma devida iluminação, dará mais qualidade e segurança para os ciclistas e motoristas que trafegam pelas vias.

Já o vereador Ronaldo Cordeiro é o autor da proposição legislativa nº 663/2017, que indicou ao Poder Executivo Municipal a implantação de ciclovia em chão batido com sinalização, às margens da BA-290 nos trechos entre o Posto Extremo Sul até o condomínio Atlântico Ville Residente, na zona oeste, bem como também entre o Posto Nova América até a Fazenda Cascata, na zona leste da cidade.

De acordo com o vereador Ronaldo Cordeiro, a realização da obra supracitada contemplará principalmente aos praticantes de ciclismo, atividade que ganha cada vez mais espaço no meio regulares, competindo com carros, caminhões, ônibus, motociclistas e, em alguns lugares carroças puxadas por animais, expondo-se a risco de acidente. E a grande alternativa para garantir o esporte e lazer, levando-se em consideração o crescimento da cidade que carece de planejamento viário, são as construções das ciclovias.

O vereador Ronaldo Cordeiro ainda defende a implantação de um sistema cicloviário ao longo da Avenida Presidente Getúlio Vargas para o perímetro urbano e uma trilha às margens da BA-290 visando contemplar a expectativa dos aficionados por bicicletas. Para o vereador Adriano Souza, autor da proposta das Ciclovias Urbanas nas principais vias públicas da cidade, a bicicleta é uma alternativa saudável e democrática pois é acessível a todas as classes sociais e protege os movimentos de incentivo à utilização do ciclismo. Ressaltando que o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) está sensível a proposta e já trabalha no sentido de implantar as devidas ciclovias indicadas pelos parlamentares. (Por Athylla Borborema).