Vereadora Erlita Freitas propõe criação de feira semanal da Agricultura Familiar

11 de junho de 2017 às 18:15
Imprimir

 

Na sessão plenária da Câmara Municipal, sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), na manhã da última quarta-feira (07/06), a vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT), apresentou ao Poder Executivo Municipal por meio de uma indicação aprovada no plenário do Poder Legislativo, uma proposição que cria na Avenida das Nações, uma feira semanal da Agricultura Familiar.

Conforme a vereadora Erlita Freitas a sua proposta prevê que o município crie um Projeto de Lei para que apresente direcionamento à venda de produtos hortifrutigranjeiros em feira livre semanal com prioridade para os agricultores da agricultura familiar.

Segundo a vereadora, a realidade atual também permite que comerciantes de outros municípios venham à cidade competir com feirantes e com o comércio estabelecido dentro das normas vigentes com a regulamentação da lei, se aprovada em plenário, caberá à Prefeitura fiscalizar a começar pela exigência de alvará e limitação à participação de agricultores do município.

A vereadora Erlita Freitas disse que a sua proposição diz que a permissão de venda será restrita a alimentos, desde carne fresca ou congelada, a mel, conservas, frutas, bolo na palha, polpas de fruta, jaca, aipim, coco, hortaliças, verduras, ovos, pães, queijos, embutidos, biscoitos, cucas, legumes, temperos e produtos do gênero, além de vários produtos feitos com frutos e raízes da região.

Para a vereadora Erlita, a feira semana da agricultura familiar oportunizará vendas diretas ao consumidor de produtos orgânicos e totalmente naturais, sem agrotóxicos e sem atravessadores, agregando valor aos produtos e, por consequência, maior lucro e mais saúde para o consumidor. E, sobretudo, tem o objetivo de colaborar para o fortalecimento do campo, estimular o comércio justo e solidário e colaborar com a segurança alimentar e nutricional da comunidade urbana, através do consumo de produtos orgânicos e sustentáveis.


Compartilhar: