Vereador Pedrão destina ações para as Escolas Públicas do Município

18 de junho de 2017 às 19:22

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Babosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), na manhã desta última quarta-feira (14/06), o vereador Manoel Pedro da Silva Neto, o “Pedrão” (PV), apresentou quatro proposições legislativas, todas destinadas ao setor da educação, mas precisamente requerendo melhoramento físico e educacional para as escolas públicas do município.

O vereador Pedrão teve aprovada uma indicação legislativa em que solicitou ao Poder Executivo Municipal, a construção de uma quadra poliesportiva coberta no Loteamento Chicon, no bairro Jerusalém, na zona leste da cidade. Ele lembra que os jovens e estudantes do local estão desmuniciados de um local adequado para praticarem suas atividades físicas e esportivas e a chegada de uma quadra seria um ponto fundamental em favor do lazer da educação física da localidade.

O parlamentar indicou ao Poder Executivo Municipal, solicitando que retorne o cargo de Inspetor Escolar, também conhecido como “Disciplina de Escola”, durante o turno noturno nas Escolas Públicas do Município que trabalham com a modalidade do Projeto EJA- Educação de Jovens e Adultos. Pedrão lembra que o “Inspetor Escolar” é um dos profissionais mais atuantes na esfera educacional, porque ele transita por toda a escola e, em geral conhece os alunos pelo nome e é um dos primeiros a serem procurados quando há algum problema que precisa ser solucionado rapidamente.

O vereador Pedrão também foi autor da proposição legislativa que requereu ao prefeito municipal que seja elaborado um projeto de horticultura e jardinagem na Escola Municipal São Geraldo, no bairro Tancredo Neves. Segundo o parlamentar, é a oportunidade de realizar um projeto pedagógico na escola em que atuam os autores deste trabalho através do cultivo de jardim em conjunto entre profissionais da educação e alunos da unidade com a orientação pedagógica ministrada durante o desenvolvimento do projeto e, além disso, poderá ser um projeto piloto para rede pública de ensino.

O vereador Pedrão ainda é autor de uma Indicação Legislativa que oficiou o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD), a implantar uma Escola Municipal de Tempo Integral, no bairro Castelinho, na zona leste da cidade. Conforme o vereador Pedrão, a discussão sobre educação integral está cada vez mais presente na agenda das escolas brasileiras, principalmente as públicas. Inserida tanto nos projetos políticos de governos, como em iniciativas propostas por entidades da sociedade civil, os conceitos e práticas inerentes a esse modelo educacional ganharam mais força no debate pela melhoria da qualidade do ensino no país e, por esta razão, está propondo a construção de uma Escola Municipal de Tempo Integral, para o bairro Castelinho.