agosto de 2017

Vereador Arnaldinho enaltece importância do 29º Encontro dos Educadores do MST

 

 

Ocorreu nos últimos dias 27, 28 e 29 de julho, no Centro Educacional Professor Rômulo Galvão (CEPROG), em Teixeira de Freitas, o 29º Encontro Regional de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária, com o tema “30 anos do MST na Bahia e Agroecologia como Estratégia de Luta por uma Educação no Campo”.

 As atividades, segundo a coordenação estadual do MST, contaram com a participação de 350 profissionais da educação que atuam nos assentamentos e acampamentos ligados ao movimento na região. Entre os presentes no evento estavam os vereadores Arnaldo Ribeiro Souza Junior, o “Arnaldinho” (PT) e Marcílio Carlos Goulart (PT), além do secretário Municipal de Educação de Teixeira de Freitas, Hermon Freitas.

O vereador Arnaldiho destacou a importância do evento, dando ênfase aos educadores que enfrentam e vencem o desafio de ensinar aos que moram no campo. “São guerreiros e guerreiras que merecem todo o nosso apoio. São pessoas abençoadas por Deus e que transformam as vidas de crianças, jovens e adultos”, disse.

 Durante os três dias foram debatidos diversos temas que dialogam com o atual momento político e as lutas protagonizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na região. Pensando nisso, algumas atividades tiveram foco na troca de experiências agroecológicas, através de oficinas de formação e a atuação dos educadores na educação Infantil, Básica, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O encontro serviu de aprofundamento nos estudos acerca da história do MST, no resgate dos 30 anos do Movimento na Bahia e nos princípios da educação do campo. “Na qualidade de legislador, fiz questão de participar do encontro, pois conheço de perto e sei do valor da educação nos assentamentos e acampamentos agrários. A Coordenação do MST está de parabéns pelo encontro, que marcou a importância de uma atenção maior dos governantes para com relação às reivindicações dos assentados e acampados”, ressaltou o vereador Arnaldinho.

Para a educadora Eliane Kay, do Coletivo Estadual de Educação, os encontros de educadores são fundamentais para garantir o amadurecimento do debate da educação do campo e da agroecologia como estratégia de luta, principalmente em desfavor do fechamento de escolas e para fortalecer as bandeiras da classe trabalhadora.


Imprimir Facebook Twitter Google