Projeto de Lei da autoria do vereador Jonathan Molar é apresentado em prol dos deficientes auditivos

17 de novembro de 2017 às 09:54
Imprimir

 

 

Como educador, Jonathan de Oliveira Molar, conhece bem a realidade dentro das salas de aula e como vereador representando o partido Solidariedade (SD), Jonathan Molar tem se preocupado com a situação da educação municipal.

Pensando em uma melhor maneira de promover a inclusão social e regulamentação de uma importante função do intérprete de LIBRAS no município, o vereador apresentou um Projeto de Lei que visa autorizar a criação desta categoria para setores do Executivo e Legislativo em Teixeira de Freitas.

Algumas escolas do município dispõem deste profissional para auxiliar os professores e deficientes auditivos no decorrer das aulas, mas outra inquietação do parlamentar, parte do princípio de que todo e qualquer cidadão, no exercício de seu direito de ir e vir livremente, pode se encontrar limitado para tal, devido à ausência do intérprete em certos estabelecimentos.

De acordo com o Artigo 1º deste Projeto, assim que outorgado, regulamentará a categoria e fixará ao quadro permanente da Prefeitura Municipal. O vereador Jonathan Molar ainda apresentou dados alarmantes de pessoas com deficiência auditiva no país, mas em contrapartida, informou que existem algumas cidades que já desenvolvem, com êxito por sinal, projetos como esse apresentado.

Em sua justificativa, o vereador informou que “respeitar os deficientes é ter uma série de cuidados para que eles não sejam excluídos do convívio social, e a acessibilidade faz parte desse respeito”.

Em uma indicação, também apresentada na sessão ordinária desta terça-feira (14), solicita que reparos estruturais sejam realizados com urgência no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Ulisses Guimarães, já que esta unidade se encontra com as atividades suspensas devido aos estragos provocados pelas últimas chuvas. (Por Milka Morais)


Compartilhar: