Projeto da vereadora Erlita Freitas prevê criação do Banco Municipal de Materiais de Construção

17 de novembro de 2017 às 09:51

Na sessão ordinária desta terça-feira (14/11), da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, a vereadora Erlita Conceição de Freitas (PT) apresentou um Projeto de Lei de sua própria autoria que dispõe sobre a criação do Banco Municipal de Materiais de Construção.

De acordo com o proposto no documento, este espaço se destina a armazenamento e redistribuição de sobra de matérias primas da construção civil, além de resíduos sólidos que possam ser utilizados em obras e de materiais adquiridos pelo município.

Para a vereadora Erlita Freitas, é uma forma de auxiliar os teixeirenses que não tem condições financeiras de arcar com todos os materiais de uma obra e que enfrentam prejuízos a partir de desastres ambientais como incêndios, desabamentos, alagamentos, deslizamentos, e outros fenômenos que causem danos à habitação dessas pessoas.

Ainda consta no projeto que a construção, reforma ou recuperação poderá ser feita pelo próprio cidadão a partir do acesso ao Banco Municipal, assim como as doações de empresas, entidades não governamentais e comunidade em geral, também poderão ser realizadas.

Uma outra vertente deste documento prevê o auxílio na conservação ambiental, já que os aterros deixarão de receber o descarte incorreto desses materiais e restos de construção.

Em sua fala na tribuna durante a sessão, a vereadora Erlita Freitas afirmou que a humanização com o próximo, especialmente em situação de vulnerabilidade, deve ser um compromisso de toda sociedade, e o seu maior desejo é poder contribuir para diminuir as desigualdades sociais que ainda insistem em crescer no município. (Por Milka Morais)