No dia da água: Vereadores reforçam política de preservação ambiental

23 de março de 2017 às 12:56

No Dia Mundial da Água – A sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas na manhã desta quarta-feira (22/03), sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), foi marcada por discursos em favor do meio ambiente e preocupação com a vida do rio Itanhém, leito que abastece a cidade de Teixeira de Freitas por meio da concessionária EMBASA.

A sessão recebeu a presença dos estudantes da Escola Municipal Clélia das Graças Figueiredo Pinto, do bairro Santa Rita, que fizeram parte do Projeto Escola no Legislativo. Além da presença do engenheiro florestal Ivan Ramalho, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do vereador por Medeiros Neto, Marx Tairo Pereira Sales (PSD).

Muitas proposições e projetos de lei também foram apresentados que reforçam a política de preservação de recurso. A preocupação dos parlamentares não foi por acaso, hoje (22) é o Dia Mundial da Água. No início da sessão foi veiculado um vídeo documentário produzido pela assessoria de comunicação social do Poder Legislativo mostrando a realidade dos rios do município e a real situação do rio Itanhém.

As propostas dos vereadores fortalecem a política de preservação e reaproveitamento do mais importante recurso natural. “O dia mundial da água é antes de tudo, uma oportunidade de reunir esforços dos diversos setores da sociedade civil para contribuir com a conservação desse recurso. O legislativo de Teixeira de Freitas cumpre sua parte com a proposição desses projetos. É um conjunto de iniciativas que se, primeiramente aprovadas, e depois colocadas em prática farão de Teixeira de Freitas referência”, disse o presidente Agnaldo Teixeira.

Os 19 vereadores: Bernardo Cabral (PSD), Joris Bento (PTC), Marcílio Goulart (PT), Marcos Belitardo (PHS), Valci Vieira (SD), Arnaldinho” (PT), Leonardo do Sindicato (PC do B), Ronaldo Cordeiro (PSC), Erlita Freitas (PT), Darlan Martins (PSD), Juvenal das Laranjas (PTN), Pedrão (PV), Ailton Lacerda (PSC), Agnaldo Teixeira, (PR), Adriano Souza (PTN), Jonathan Molar (SD), Sargento Berg (PSDB) e José Mendes, Antonio Marques (PROS) assinaram a indicação legislativa nº 261/2017.

A indicação requer ao Poder Executivo Municipal que seja constituído o “Programa Municipal Produtor Consciente” com o objetivo de promover a melhoria da qualidade das águas, assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos, o cuidado e a conservação das nascentes em conformidade com o anteprojeto que se faz encaminhar em anexo. “Devido a essa aparente abundância, muitas vezes, o recurso é tratado como se jamais fosse acabar. Entretanto, a importância da preservação dos rios e nascentes é indiscutível”, destaca o vereador Arnaldo Ribeiro, o “Arnaldinho”, que já foi secretário Municipal de Meio Ambiente.