Memorial da Câmara lança revista em quadrinhos “Conhecendo a nossa História” pelas comemorações dos 34 anos da cidade

31 de maio de 2019 às 16:26
Imprimir

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (31/05) no espaço do Memorial Histórico da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o lançamento de um gibi com uma belíssima história em quadrinhos, intitulado “Conhecendo a nossa História” em tributo ao fim da programação pelas comemorações dos 34 anos de emancipação político administrativa de Teixeira de Freitas.

O evento promoveu momentos culturais e lúdicos, com as participações de Gustavo Cajueiro, aluno da Casa da Cultura e sobrinho de um dos pioneiros da cidade Domingos Cajueiro e, do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC) precursor do Projeto do Memorial e idealizador da programação. O projeto do livro em quadrinhos é de autoria da pedagoga e gestora pública Marta Santana, servidora de carreira da Casa e coordenadora do Memorial Histórico, que contou com a colaboração de Christina Brunno, responsável pela ilustração da obra, e contação de história com Roberto Gomes, integrante do Projeto Escola no Legislativo, e teve a participação dos alunos do Centro Educacional Monteiro Lobato – CEMOL.

Para o vereador Ronaldo Cordeiro, presidente da Câmara Municipal, o mês é de comemoração. “Nós tivemos diversas atividades neste mês de maio, em comemoração aos 34 anos de emancipação política, como o ‘Café com Leitura’, o concurso cultural de Desenho e Poesia e hoje, com o lançamento do nosso gibi de história em quadrinhos ‘Conhecendo a nossa história administrativa e geográfica’. Atividades muito bem elaboradas, pensando em nossa cidade, em nossos alunos, e valorizando esse espaço físico construído com muito carinho que é onde se consta a nossa história”.

Marta Santana, autora do projeto explica como foi a idealização do projeto. “O Memorial recebe constantemente escolas da rede municipal e estadual, públicas e particulares, e sempre víamos a necessidade de adaptar à linguagem das crianças, para terem conhecimento da história de Teixeira de Freitas, contada de maneira divertida, descontraída, foi quando convidamos a ilustradora Christina Brunno para participar da elaboração dessa revista em quadrinhos, para colorir. Todas as crianças na faixa etária de 05 a 07 anos, que virão ao Memorial da Câmara, receberão um exemplar, e a ideia é que possam levar para casa e contar a história junto com a família”.

Para a ilustradora Christina Brunno, o momento foi de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho realizado. “Foi muito gratificante, a história da cidade contada de uma forma que eu sempre sonhei para as crianças, de forma clara e de fácil entendimento. Assim como esses pequenos que estão hoje aqui, desde criança eu já desenhava na escola, até que então virou profissão, e hoje em dia, os nossos trabalhos ganharam o mundo inteiro”, revelou. (Por Andressa Lima)


Compartilhar: