Jonathan Molar propõe batizar logradouros com nomes femininos importantes da história de Teixeira

05 de abril de 2017 às 13:46

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), o vereador Jonathan de Oliveira Molar (SD), apresentou um Projeto de Lei do Legislativo nº 09/2017, que dispõe sobre a alternância de denominação para a utilização de nomes femininos nas ruas, praças, prédios e logradouros públicos em geral do município de Teixeira de Freitas.

A ideia do vereador Jonathan Molar nasceu na semana do dia internacional da mulher e a partir de um levantamento realizado que aponta que 88% das ruas de Teixeira de Freitas que fazem homenagem a personalidades ilustres possuem nomes masculinos. A proposta é mobilizar um debate acerca da representação feminina e, também, atuar de forma prática para que esse desequilíbrio comece a ser corrigido.

O projeto prevê sua regulamentação para que tanto o Poder Executivo, quanto o Poder Legislativo monte um banco de dados com nomes importantes de figuras femininas da história de Teixeira de Freitas e depois propor a inclusão desses nomes nos espaços urbanos, endereços e pontos turísticos da cidade.

O Projeto de Lei do vereador Jonathan Molar não prevê uma obrigatoriedade enérgica para se cumprir esta proporcionalidade, mas visa valorizar as mulheres que fizeram história. E, além de tudo, o projeto conta com uma sessão de curiosidades a respeito da discrepância entre homenagens feitas a homens e a mulheres na cidade, como o fato de a maior cidade do extremo sul ter mais de 100 ruas com nomes de doutores e apenas duas dedicadas a doutoras.