Câmara reabre trabalhos legislativos entregando a filhos ilustres 4 títulos de Cidadão Honorário

07 de fevereiro de 2018 às 17:20
Imprimir

 

 

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) reabriu seus trabalhos legislativos na manhã desta quarta-feira (07/02), realizando a primeira sessão ordinária do ano com inúmeras matérias que passaram a tramitar nas comissões permanentes e foi marcada por vários discursos de comprometimentos políticos dos seus vereadores.

A sessão de abertura foi prestigiada por um público seleto e com a presença de muitas autoridades, inclusive fizeram parte da mesa diretora, o juiz Roney Moreira, titular da Vara da Fazenda Pública da Comarca representando o Poder Judiciário e o professor Hermon Freitas, secretário Municipal de Educação que representou o Poder Executivo Municipal.

No término da ordinária se realizou uma sessão solene para a entrega de 4 títulos de Cidadão Honorário, aprovados na legislatura anterior e que só agora foi possível entregá-los aos outorgados com registro de relevantes serviços prestados a sociedade teixeirense através (pela ordem) da arte, religião, medicina e jornalismo/literatura.

A 1ª homenageada foi a professora Elizete Lopes de Oliveira, a “Bahiana”, diretora do Espaço Cultural da Paz que teve o Projeto de Resolução nº 04 de 21 de outubro de 2014 de autoria do então vereador Gilberto Lemos Soares (PT) aprovado por unanimidade em 2 de dezembro de 2014, que recebeu o título das mãos dos vereadores Marcílio Carlos Goulart (PT) e Erlita Conceição de Freitas (PT).

O 2º homenageado foi o pastor evangélico Luiz Carlos Ferreira, presidente da Igreja Batista Monte Sinai, que teve o Projeto de Resolução nº 10 de 19 de maio de 2015 de autoria do então vereador Domingos Oliveira Donato (PSC), aprovado por unanimidade em 30 de junho de 2015, que recebeu a honraria das mãos do próprio proponente, ex-vereador Domingos Oliveira Donato e do vereador Ronaldo Alves Cordeiro (PSC).

O 3º homenageado foi o médico oftalmologista Lourildo Souza Pereira, que teve o Projeto de Resolução nº 11 de 17 de novembro de 2016 de autoria do então vereador Domingos Oliveira Donato (PSC), aprovado por unanimidade em 14 de dezembro de 2016, que recebeu a titulação das mãos do seu próprio proponente, ex-vereador Domingos Oliveira Donato e do vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS).

O 4º homenageado com o titulo de cidadão honorário foi o escritor, jornalista e radialista Athylla Borborema Cardoso, que teve o Projeto de Resolução nº 01 de 22 de fevereiro de 2016 de autoria do então vereador Yuri Takao Shinozaki (PR), aprovado também por decisão unânime em 9 de março de 2016, que recebeu o título das mãos do seu próprio proponente, o ex-vereador Yuri Takao Shinozaki e do vereador e jornalista Joris Bento Xavier (PTC).

O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde, disse que a cerimônia marca mais um momento relevante desta atual legislatura, quando na oportunidade, a maior honraria que um município brasileiro pode outorgar a um filho ilustre foi concedida a quatros cidadãos da maior grandeza para a história de Teixeira de Freitas. “O reconhecimento foi mérito de cada agraciado que passou a ser um irmão, um conterrâneo e que terá Teixeira de Freitas efetivamente como sua terra natal. O Poder Legislativo se sente orgulhoso em ter outorgado estas quatro personalidades que tanto contribui para o engrandecimento do nosso município”, festejou o presidente.

 

Elizete Lopes

 

Em nome do proponente, o ex-vereador Gilberto Lemos – o vereador Marcílio Goulart usou a tribuna e enalteceu o merecimento do título concedido a professora Elizete Lopes de Oliveira, popularmente conhecida por “Bahiana”, que nasceu no município de Saúde, no centro norte da Bahia e com o esposo Zé da Bahiana, chegou a Teixeira de Freitas em julho de 1986, onde implantou o Espaço Cultural da Paz, no bairro São Lourenço, instituição referência na cultura popular regional. A vereadora Erlita de Freitas, disse que Bahiana, além de atriz, coordenadora de cursos de artes cênicas, diretora de peças teatrais, escultora e artesã, trata-se de uma das mulheres mais importantes de Teixeira de Freitas que a mais de três décadas dedica a sua vida exclusivamente à cultura popular e lecionando seu saber para crianças e jovens de famílias de baixa renda.

 

Luiz Carlos Ferreira

 

O ex-vereador Domingos Oliveira Donato, autor do Projeto de Resolução, exaltou o nome e a obra do pastor Luiz Carlos Ferreira que nasceu em Barretos, cidade do oeste do estado de São Paulo e chegou a Teixeira de Freitas há mais de duas décadas. E como pastor evangélico tem relevantes serviços prestados a sociedade teixeirense e com importante trabalho social e de evangelização como dirigente da Igreja Batista Monte Sinai. Lembrou que o seu homenageado foi juiz de paz em Teixeira de Freitas, tendo cumprindo uma importante etapa cívica da sua vida em prol da sociedade local e conquistado excelentes resultados na formação caráter de jovens teixeirenses e os ajudados a se orientar na vida por meio da arte e da religião.

 

Lourildo Pereira:

 

Novamente o ex-vereador Domingos Oliveira Donato, também autor do Projeto de Resolução que concedeu o título de Cidadão Honorário ao médico oftalmologista Lourildo Souza Pereira, enalteceu a vida e obra do médico Lourildo Pereira que nasceu em Jitaúna, no sudeste da Bahia e chegou à cidade de Teixeira de Freitas no ano de 1980, onde como médico se dedica a inúmeros trabalhos sociais em favor de famílias de baixa renda. Tendo começado no período de 1980 a 1992, quando trabalhou no Hospital Regional e de 1985 a 2009, atendeu pelo Sistema Único de Saúde. Também homem evangélico que durante quase quatro décadas, fundou várias Igrejas na cidade objetivando reunir pessoas em prol da palavra de Deus, dentre as igrejas que ajudou a fundar, estão: 1ª Igreja Batista, Igreja Batista Central e Igreja Batista Memorial. E há 46 anos é casado com a Dona Noêmia e é pai de dois filhos (casal), ambos também médicos.

 

Athylla Borborema:

 

O ex-vereador Yuri Takao Shinozaki ao fazer uso da palavra, sublimou a vida do seu homenageado dizendo que Athylla Borborema é umjornalista e escritor de comprovada capacidade que faz por enriquecer o acervo da literatura jornalística especializada. Com uma trajetória pessoal admirável, de menino pobre nascido na zona rural da Foz do Rio Cahy, em Cumuruxatiba, no litoral norte do município de Prado, a um dos melhores exemplos de dedicação à vida pública de que a Bahia se pode orgulhar no jornalismo e que tanto contribui com sua influência jornalística para impulsionar o desenvolvimento econômico de Teixeira de Freitas. Jornalista e radialista, especialista em assessoria de imprensa, mestre e doutor em jornalismo cientifico, Athylla Borborema já venceu mais de 40 prêmios jornalísticos e cerca de 100 prêmios literários no Brasil e em vários países do mundo. Já publicou mais de 30 livros e é um dos escritores mais inovadores e originais de seu tempo e um grande entusiasta da educação através da arte e da literatura e, atualmente é considerado um dos escritores baianos mais premiados da sua geração e que desde o ano 2000, reside em Teixeira de Freitas, onde por 9 anos presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais, por 8 anos preside a Fundação Mamãe África, integrou a equipe de fundação das Rádios Cidade FM, Sucesso FM e também ajudou implantar a Rádio Câmara FM, da qual equipe ainda faz parte. (Por Milka Morais).


Compartilhar: