Belitardo propõe aquisição de aparelhos de videolaparoscopia para realização de cirurgias

26 de abril de 2017 às 15:00

O vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS), apresentou uma proposição ao Poder Legislativo requerendo ao Poder Executivo Municipal, a aquisição de aparelhos de videolaparoscopia para realização de cirurgias no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas.

Segundo o vereador Marcos Belitardo, os equipamentos para videolaparoscopia e endoscopia digestiva são necessários e urgentes para prevenir e salvar vidas nas unidades médicas do município. Para o parlamentar, o prefeito precisa priorizar esta demanda em nome da saúde pública.

O parlamentar explica que, são pequenos equipamentos, que levam os médicos a olhar para o foco da cirurgia, basta um pequeno orifício na parede abdominal. (um tubo de 50 cm tão fino quanto uma caneta comum). Ou seja, um simples “olhar” orienta o raciocínio e pode alterar completamente o rumo do tratamento. Por isso a Videolaparoscopia oferece um diagnóstico preciso e seguro.

Videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva realizada por auxílio de uma endocâmera no abdômen. A técnica de videoendoscopia também pode ser realizada em outras partes do corpo como no tórax, no pescoço, na face (em procedimentos de cirurgia plástica), vias urinárias e articulações.

Área de anexos