Audiência na Câmara Municipal debate Mobilidade do Trânsito de Teixeira de Freitas

10 de maio de 2017 às 17:04

O município de Teixeira de Freitas realizou na manhã deste sábado (06/05), uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal para debater o projeto de mobilidade urbana no trânsito da cidade com a presença do prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) e do diretor geral do DETRAN – Departamento de Transito do Estado da Bahia, Lúcio Gomes.

Compuseram a mesa além do prefeito Temóteo Brito e o diretor Lúcio Gomes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde (PR); o prefeito de Alcobaça e presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul, Léo Brito (PSD); o secretário Municipal de Segurança Pública, capitão Leonardo Álvaro; a coordenadora regional da 24ª Ciretran, Tatiane Ruas; e o coordenador regional da 12ª Ciretran, Ozenilton Pereira.

A audiência pública foi conduzida pelos vereadores da bancada do PTN na Câmara Municipal, Adriano Santos Souza e Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas”. A audiência aliou um grande público e reuniu as principais autoridades e gestores do trânsito da cidade e da região.

Na audiência se discutiu propostas para aperfeiçoar as leis municipais e criar mecanismos que garantam a convivência pacífica e segura de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres com a melhoria da acessibilidade nas ruas com a proposta de aperfeiçoar a política municipal de mobilidade urbana no trânsito.

O prefeito Temóteo Brito cobrou o projeto de mobilidade urbano no trânsito e descreveu que o propósito de descongestionamento de trânsito, pode, inclusive, diminuir o número de acidentes e os problemas com a Previdência, como os gastos, as sequelas e as questões hospitalares. Segundo ele, sonha com um projeto de trânsito para Teixeira de Freitas para servir de excelência para o país. Temóteo ainda confirmou que o município vai construir o rodoanel da cidade para desafogar o transito do centro de Teixeira de Freitas.

O diretor geral do DETRAN, Lúcio Gomes assegurou a realização de um projeto que deve durar cerca de quatro meses para estudar o que deve ser feito na mobilidade urbana do trânsito da cidade e, também garantiu recursos para revitalizar todo sistema eletrônico do trânsito, placas e faixas, bem como em ajudar o município a conquistar recursos para a realização de grandes obras públicas que vão modificar e adequar as vias públicas da cidade e estabelecer um trânsito eficiente e condizente com que a cidade precisa e merece.

O diretor Lúcio Gomes finalizou promovendo o movimento “Maio Amarelo” que nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Segundo ele, o objetivo do movimento é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.