Apresentado as autoridades e a sociedade o futuro bispo da Diocese Teixeira/Caravelas

19 de dezembro de 2017 às 14:25

O administrador diocesano de Teixeira de Freitas, padre Edivaldo Santana apresentou a imprensa e as autoridades da cidade, o Monsenhor Jailton de Oliveira Lino para o clero de Teixeira de Freitas. O prefeito municipal Temóteo Brito (PSD), o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde (PR) e demais autoridades se fizeram presentes na Casa Episcopal para conhecer o futuro bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas.

O padre monsenhor Jailton Lino da Nunciatura Apostólica no Brasil foi nomeado pelo Papa Francisco no último dia 15 de novembro de 2017, para a vacante diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, atualmente ecônomo provincial da Congregação Pobres Servos da Divina Providência Nossa Senhora Aparecida em Porto Alegre (RS).

Nascido em 28 de janeiro de 1965, padre Jailton é natural de Feira de Santana, na Bahia (BA). É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Também possui mestrado em Psicologia pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS), em Porto Alegre.

Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988, em Feira de Santana (BA). Atualmente tem 52 anos de idade e 28 de sacerdócio. Entre suas atribuições como sacerdote exerceu os postos de vice-provincial e mestre dos noviços; delegado-provincial e ecônomo provincial, ambos em Porto Alegre (RS).

O padre o monsenhor Jailton de Oliveira Lino será sagrado bispo, no próximo dia 13 de janeiro de 2018, no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, na cidade de Farroupilha, na região serrana do rio Grande do Sul, tendo como bispos ordenantes: Itamar Vian,  arcebispo emérito da Arquidiocese de Feira de Santana; Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório-RS;  Alessandro Ruffinoli, bispo de Caxias do Sul-RS. E as 19h do dia 9 de fevereiro de 2018, na Catedral de São Pedro em Teixeira de Freitas, ocorrerá a posse do bispo Jailton de Oliveira Lino, como novo bispo da Diocese Teixeira/Caravelas.

O Monsenhor Jailton Lino, que assumirá o bispado na cidade a partir de fevereiro, é um religioso de muita visão empreendedora e disse aos presentes que está com muitas ideias de parcerias e prometeu tentar trazer alguns empresários do Rio Grande do Sul (de onde está vindo), para investir na cidade. (Por Athylla Borborema).