Agnaldo da Saúde busca apoio do senador Otto Alencar para o “Simpósio das Águas”

12 de maio de 2017 às 17:58

Nesta sexta-feira (12/05), o senador da república Otto Alencar (PSD) e o vice-governador João Leão (PP) vieram a Teixeira de Freitas para inaugurar com o prefeito Temóteo Brito (PSD), o Residencial Santos Guimarães com 1.000 unidades habitacionais para famílias de baixa renda onde foram investidos recursos na ordem de R$ 59.821.572,79, por ocasião que estas autoridades políticas participaram da inauguração da Rádio Eldorado 98,9 FM.

Na oportunidade que o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), entregou ao senador Otto Alencar um documento que lhe pede apoio político para se juntar as outras autoridades nacionais em apoio ao projeto de tratamento jurídico dos recursos hídricos, planejamento cientifico, relatório técnico e da captação de recursos para revitalizar nascentes e rios do município de Teixeira de Freitas.

O senador Otto Alencar é mais uma autoridade de representação nacional que o presidente Agnaldo da Saúde se encontra para tratar da realização do 1º Simpósio das Águas do Extremo Sul da Bahia. O último encontro de Agnaldo da Saúde foi com o ministro Helder Barbalho, com o senador Magno Malta e com técnicos do Ministério da Integração Nacional.

O presidente Agnaldo da Saúde conquistou recentemente junto ao Ministério da Integração Nacional e ao Ministério do Meio Ambiente o passaporte de realizar em Teixeira de Freitas, um “Simpósio das Águas” que gerará um estudo cientifico e um relatório técnico do problema da crise hídrica na região para captar recursos mediante projeto junto aos referidos Ministérios para revitalizar córregos, nascentes e principalmente a bacia do rio Itanhém.

Conforme o senador Otto Alencar que já marcou uma audiência com o presidente Agnaldo da Saúde em Brasília para tratar do assunto com órgãos do governo federal, a realização do 1º Simpósio das Águas do Extremo Sul da Bahia se justifica pela necessidade de dar continuidade ao debate e a troca de experiências e conhecimento científicos e tecnológicos entre pesquisadores e profissionais da área, como ferramenta auxiliar na implantação dos instrumentos da política de gestão desse recurso em favor dos recursos hídricos da região.

O presidente Agnaldo da Saúde informou que no próximo dia 8 de junho, já realizará na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas um encontro com os outros três municípios da bacia do rio Itanhém (Alcobaça, Medeiros Neto e Itanhém) para desenhar o projeto do simpósio das águas, previsto para ocorrer no próximo mês de agosto.

“É um privilegio podermos sediar um evento desse porte ainda neste primeiro semestre de 2017, tão positivo para a questão da água, uma pauta tão importante nos dias de hoje. Ainda estamos em busca de fazer parcerias importantes para o Simpósio, que tem caráter técnico científico e ajusta o foco para o nosso Estado no quesito ‘recursos hídricos’. A discussão tem que partir da sociedade, o Poder Legislativo vai ser o protagonista, vamos buscar recursos para recuperar nossos rios, mas tudo só é possível se a população administrar o uso da água”, ressaltou o presidente Agnaldo da Saúde.