Agnaldo da Saúde apresenta anteprojeto de Política de Recursos Hídricos visando ação integrada de preservação da água

16 de julho de 2017 às 23:27

Na última sessão ordinária do primeiro semestre do Poder Legislativo de Teixeira de Freitas, o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), teve aprovada pela unanimidade do plenário, uma indicação legislativa, acompanhada de um anteprojeto, propondo ao Poder Executivo Municipal para que seja instituída a “POHIS – Política Municipal de Recursos Hídricos” com a finalidade e objetivo de orientar os processos para obtenção de regularidade ambiental dos empreendimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de evitar a causa da degradação ambiental.

O vereador Agnaldo da Saúde destaca que o seu anteprojeto adota alguns conceitos no ato de intervir num ecossistema degradado, visando ao resgate das suas condições originais e no ato da preservação que é a ação de proteger um ecossistema contra qualquer forma de dano ou degradação, adotando-se as medidas preventivas legalmente necessárias e as medidas de vigilância adequadas. Além da conservação que é a utilização racional de um recurso natural, de modo a garantir a sua renovação ou a sua auto-sustentação. E também de gestão que é a ação integrada do poder público e da sociedade, visando à otimização do uso dos recursos naturais de forma sustentável e tomando por base a sua recuperação, conservação e preservação.

Para o vereador Agnaldo da Saúde que está presidindo a comissão de trabalho que promoverá em setembro ou outubro de 2017, o 1º Simpósio das Águas em Teixeira de Freitas em prol da recuperação do Rio Itanhém, a Política Municipal de Recursos Hídricos tem por base no seu anteprojeto, os fundamentos da água que é um bem de domínio público, limitado e de valor econômico. Pela qual, o poder público e a sociedade, em todos os seus segmentos, são responsáveis pela preservação e conservação dos recursos hídricos e, a gestão dos recursos hídricos deve contar com a participação do poder público, dos usuários e das comunidades.

Segundo o presidente Agnaldo da Saúde, prioritariamente, a água será utilizada para o abastecimento humano, de forma racional e econômica e a gestão municipal considerará a bacia hidrográfica como unidade de planejamento dos recursos hídricos. Mas a gestão dos recursos hídricos deverá integrar-se com o planejamento urbano e rural do Município. Preservando e melhorando o regime dos corpos d’água localizados no município, em termos de quantidade e qualidade e, sobretudo, preservar a propriedade e racionalizar o uso das águas subterrâneas, otimizando o uso múltiplo dos recursos hídricos.

O presidente Agnaldo da Saúde pontua que a sua proposição com base no seu anteprojeto visa integrar o município de Teixeira de Freitas no sistema de gerenciamento da bacia hidrográfica do rio Itanhém e fazer cumprir as legislações federal e estadual relativas ao meio ambiente, uso e ocupação do solo e recursos hídricos. E ainda, busca a universalização do acesso da população à água potável, em qualidade e quantidade satisfatórias e, garante o saneamento ambiental, visa promover o desenvolvimento econômico sustentável. Além de prevenir e defender a população e bens contra eventos hidrológicos críticos e, baliza a instituir o efetivo controle social da gestão dos recursos hídricos, por parte de todos os segmentos da sociedade.

(Por Athylla Borborema).