Biografia

Tomires Barbosa Monteiro

Tomires Barbosa Monteiro (Miro), natural de Ibirajá – Ba, é filho de Tolentino Monteiro dos Santos e Joana Barbosa dos Santos.

Órfão de pai desde os 06 anos de idade, recebeu educação exemplar por parte de sua mãe, que com coragem e determinação criou os três filhos, pautada em valores indispensáveis à família. Treze anos depois muda-se com a família para Vila Velha – Es, onde concluiu o ensino fundamental. Aos quinze, inicia o ensino médio, na cidade mineira de Teófilo Otoni, de onde veio para Teixeira de Freitas, no ano de 1980, para fim de concluir parte dos estudos, no curso técnico em Contabilidade.Nesse período, trabalhou como balconista no Bar e Sorveteria São José e como escriturário num escritório de Contabilidade local.

Aos 19 anos inicioua carreira como professor, no povoado de Santo Antônio. Ao retornar para Teixeira de Freitas, é aprovado no vestibular para o curso de Letras na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mais tarde passando para a Universidade do Estado da Bahia. Exercia, à época, o cargo de bancário no BRADESCO e Assistente Administrativo, na Indústria Bahia Sul Celulose. Em sua trajetória de vida, o católico convicto, Miro, conhece a Renovação Carismática Católica pela qual se apaixona e torna-se membro ativo desse movimento religioso. Hoje é coordenador do Grupo de Oração “DIVINA MISERICÓRDIA”.

Com formação superior em Letras, primeira turma de licenciatura plena da UNEB CAMPUS X e Pós-Graduado em Língua Portuguesa, Gestão Pública, Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Atualização em Práticas Pedagógicas e Pós-Graduando em Literatura Brasileira,o professor Miro trabalhou nos Colégios: CEPROG, ÂNGELO MAGALHÃES, CEMA (Antigo CETAB), INSTITUTO FRANCISCO DE ASSIS (IFA) e Colégio Ruy Barbosa, no qual está lotado, encontrando-se atualmente em regime de licença.

Atuante na área social participou da criação de grupos de jovens e movimentos voltados à promoção do ser humano. É também grande parceiro e admirador da Pastoral da Criança. Em 2000, elege-se vereador pelo município de Teixeira de Freitas. Mais tarde assume os cargos de: Diretor Escolar, Secretário Municipal de Educação e Cultura, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo.

Eleito novamente vereador em 2012, Miro tem sido atuante defensor dos interesses dos munícipes de Teixeira de Freitas, sobretudo, daqueles a quem são negados os direitos de voz e vez.

Seu maior orgulho, hoje, é poder contribuir com o resgate de dependentes químicos (álcool e drogas), através da Associação Educacional e Assistencial “LEVANTA-TE”, da qual faz parte como membro do Conselho Administrativo, além do trabalho voluntário que desenvolve nesse projeto.

Sempre preocupado com os problemascomunitáriose atentoàs reais necessidades do povo teixeirense, o professor e vereador Miro agradece a todos pelo apoio recebido durante o exercício de seu mandato, ao tempo em que coloca-se à disposição de todos, bem como o seu gabinete na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.