Ronaldo

ronaldovereador@camaratf.ba.gov.br


Informações Rede Social Atividades

Biografia

Ronaldo Alves Cordeiro

Ronaldo Alves Cordeiro é natural do distrito de Cachoeira do Mato e, portanto, é um nativo de Teixeira de Freitas. É o 2º de 5 filhos do casal Rivaldávio Cordeiro da Rocha e Santa Alves Cordeiro. Ele é casado com a dona Lizia Sonali e é pai de Ronaldo Filho, Rodrigo e Adácia.

Ele é graduado em Recursos Humanos e em Teologia. Membro da Igreja Assembléia de Deus e é atualmente auxiliar do pastor presidente. Iniciou sua vida política e empresarial muito cedo. Tanto que um dos seus estabelecimentos comerciais lhe rendeu o “Baitakão” no seu pré-nome político e seu jeito simples de lidar com as pessoas e a habilidade humana que herdou, terminou se envolvendo com o mundo político partidário.

No ano de 1996, se candidatou pela primeira vez pelo PSB e foi eleito vereador por Teixeira de Freitas com 554 votos. Em 1998, trocou o partido pelo PSC, do qual nunca mais saiu e atualmente é o secretário da sua executiva municipal em Teixeira de Freitas. No ano 2000, ele foi reeleito vereador com 863 votos e ganhou da “Revista Isto É” o Prêmio Vereador Destaque em tributo a sua popularidade na cidade. No ano de 2004, foi candidato a prefeito e perdeu a eleição numa disputa com outros três candidatos, os quais foram João Bosco, Temóteo Brito e o Padre Apparecido que venceu as eleições na ocasião.

No ano de 2008, foi candidato a vice-prefeito na chapa com o ex-deputado federal Uldurico Pinto e perderam a eleição, novamente para o Padre Apparecido que na época foi reeleito. No ano de 2012, foi candidato a vereador pela terceira vez e venceu as eleições com 1.215 votos, se tornando o presidente da Câmara Municipal nos primeiros dois anos na gestão 2013/2014, quando iniciou o processo da conquista da concessão da Rádio Câmara 90,9 FM e da TV Câmara Canal 33.

Em 2016, Ronaldo Cordeiro foi candidato a reeleição e foi o 8º vereador mais votado do município com 1.021 votos, sendo que nos primeiros dois anos do seu 4º mandato foi o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal e o titular da representação da liderança do governo municipal no Poder Legislativo. E mais uma vez, se elegeu presidente do Poder Legislativo para gestão 2019/2020.